CRM

Software de Gerenciamento de Projetos X CRM: Quais as diferenças?

O software de gerenciamento de projetos e o CRM são plataformas de gestão otimizada essenciais para as incorporadoras do mercado imobiliário atual. 

A evolução das ferramentas de organização de tarefas colabora com o impulsionamento das atividades e na potencialização de resultados do mercado imobiliário atual. Entretanto, com as múltiplas opções de sistemas, os conceitos, funcionalidades e características podem ser confundidos. 

Além de identificar como gerenciar um projeto, é essencial que você, incorporador, possa identificar as diferenças entre um software de gerência de projetos e uma plataforma de gestão de relacionamento. Por isso, irei abordar as características que definem cada um desses sistemas. 

E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Software de Gerenciamento de Projetos X CRM: Quais as diferenças?

Apesar de serem constantemente associados como sinônimas, essas ferramentas possuem diferenças em suas funcionalidades. O Software de Gestão e o Customer Relationship Management podem ser sistemas de gerenciamento, porém, não possuem as mesmas características de organização e aplicação. 

Além dessa, as interações, organização de dados, departamentos aplicáveis e a própria construção dos conceitos tem diversas diferenças. Para iniciar a explicação, é preciso posicionar o software de gerenciamento como uma solução que abrange múltiplos setores, enquanto o CRM tem um direcionamento específico para a relação cliente-empresa

Para compreender como cada um dos conceitos se molda, é preciso analisar as diferenças entre ambos em questões relacionadas à: 

Funcionalidade

Um software de gerenciamento de projetos é o principal meio de organizar o planejamento de diversos recursos empresariais. É também responsável pela automação de processos e gestão das áreas de finanças internas e externas, logística, projetos e proporciona: 

  • Planejamento de Cronogramas e Diagramas
  • Comunicação Interna
  • Atribuição de Tarefas
  • Gestão de Recursos
  • Relatórios e Análises
  • Acompanhamento de Progresso
  • Gestão de Custos

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Já o CRM é uma forma de gerenciar o relacionamento com o cliente, por isso, abrange a: 

  • Gestão de Contatos
  • Acompanhamento de Interações
  • Atendimento ao Cliente
  • Eficiência Operacional
  • Adaptação e Personalização de Funcionalidades
  • Integração entre Sistemas

Implantação

Uma das principais diferenças entre um software para gerenciamento e um CRM é a forma de implantar o sistema no ambiente empresarial. Quando a plataforma possui uma instalação ágil e aprendizado intuitivo o desenvolvimento de resultados é potencializado. 

O software de gerenciamento na questão de implementação ao dia a dia, pode ser mais complexo do que outras soluções. Isso porque apresenta diversos processos organizacionais que exigem mais tempo de organização e adaptação, além de não possuir muitas variações de personalização para os setores que a utilizam. 

Nessa questão o CRM se destaca, já que possuí uma implantação agilizada e, quando detém qualidade, possuí um leque de customizações e interações com outras plataformas. Contar com um ecossistema que possibilite a adaptação de acordo com as necessidades da empresa e as demandas das equipes de marketing e vendas garante o sucesso da performance da incorporadora no mercado. 

Setores Corporativos

Quando se pensa na estrutura organizacional de uma empresa do setor imobiliário, é importante ressaltar que, apesar de cada setor estar interligado, a aplicação de sistemas projetados com foco em determinadas estratégias e funções potencializa os resultados. 

Portanto, a utilização de um software de gerenciamento pode ser implementada em todos os setores da empresa. Isso porque a sua principal funcionalidade é gerenciar cronogramas de projetos, relatórios, acessos, controles de custos e automatizar o fluxo de produtividade

Já o CRM, por ser uma plataforma focada na interação com o cliente acaba sendo utilizada pelas equipes de marketing, atendimento e vendas.  Com essa ferramenta o acompanhamento das interações, a personalização da comunicação e as técnicas de captação de leads são automatizadas e potencializadas. 

Interação externa

O software de gerenciamento não é focado na interatividade entre os clientes e a empresa. A sua funcionalidade é voltada para o planejamento, execução e controle de tarefas relacionadas aos projetos internos da empresa que a implementa em seu dia a dia. 

Enquanto isso, a gestão de CRM é exclusivamente projetada para acompanhar e potencializar as interações com os clientes. Todo o ciclo imobiliário é impulsionado com a utilização do CRM, e as interações externas com os consumidores trazem resultados positivos em relação ao número de vendas e de indicações. 

Utilização de Dados

Os dados são essenciais para ambas as ferramentas, pois esses determinam a estruturação e a assertividade de estratégias. Além da coleta de dados e análise de métricas e números, é primordial qualificá-los. 

Quando se utiliza um software de gerenciamento, os dados obtidos são essenciais para todos os setores da incorporadora. Por se tratar de uma ferramenta ampla, lida com números ligados desde o setor financeiro até o de operações, colocando a gestão desses em um sistema plural e entrelaçando as ações das equipes. 

A utilização do CRM é mais específica, pois os dados obtidos e analisados estão diretamente ligados ao cliente. As interações, históricos de visualizações e compras, canais de comunicação utilizados e feedbacks respondidos são a base do desenvolvimento dessa operação analítica e organizacional

O que você aprendeu até aqui:

Por que o CRM e o software de gerenciamento são diferentes?

O software de gerenciamento é uma plataforma ampla, voltada para múltiplas áreas de uma incorporadora. Já o CRM é uma ferramenta de gestão do relacionamento com o cliente e integrado aos setores de marketing, vendas e atendimento. 

Como escolher entre o software de gerenciamento e o CRM para a incorporadora?

É preciso avaliar as necessidades do seu negócio e a capacidade das plataformas em suprir as expectativas. Apesar disso, utilizar ambos acaba potencializando as tarefas da incorporadora e amplia os resultados. 

O que levar em consideração antes de implantar um sistema de gestão?

Avaliar o custo-benefício, intuitividade da plataforma, possibilidade de integração entre sistemas que potencializam tarefas de outros setores da empresa e as necessidades do seu negócio em relação à gestão e organização. 

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Gabriel Manzano

Sou sócio do CV CRM ao lado de dois grandes amigos. Também sou CTO da empresa, onde proponho ampliação da plataforma em suas diversas possibilidades de inovação tecnológica. No Blog do CV, trago minha expertise no assunto e levanto debates sobre o papel da tecnologia nas empresas.

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