Parte de uma boa experiência em gestão comercial tem a ver com o uso de integrações e ferramentas associadas. O Serasa API, por exemplo, é uma forma de integrar sua plataforma ao Serasa e garantir mais facilidade em alguns processos relacionados a crédito imobiliário.
Este artigo tem como objetivo tirar suas dúvidas sobre API’s em geral, o API Serasa, especificamente, e como sua conexão a um CRM imobiliário deve acontecer. Trarei também a experiência do próprio CV CRM com o Serasa para explicar a conexão entre essas duas grandes ferramentas.
Sem mais delongas, vamos nos aventurar por esse tema!
Sumário
API é a sigla para “Application Programming Interface”, ou, em português, “Interface de Programação de/para Aplicativos”. Mas isso ainda não nos diz muito sobre o que faz uma API, então vamos para a parte prática.
O papel de uma API é permitir que diferentes plataformas se comuniquem entre si, trocando informações e serviços. Ou seja, ela é um conector de sistemas, plataformas e aplicativos. Para fazer essa conexão, a API é feita por um conjunto de normas, padrões e protocolos. Por meio delas, pode-se criar novos softwares capazes de se agregar e comunicar com outras plataformas.
Saiba mais sobre o que é uma API.
Para saber o que é uma API na prática, assista:
Um dos exemplos mais comuns de API é aquela usada em serviços de mapa.
Vamos adotar o exemplo da API do Google Maps: essa API permite que desenvolvedores de softwares e aplicativos integrem mapas do Google em seus sistemas, com informações geográficas para os usuários e muitos dos benefícios do Google Maps.
Logo, quando um sistema usa a API do Google Maps, é feita uma solicitação para a API com as informações desejadas no mapa. Recebendo e processando essa solicitação, a API do Google Maps entrega de volta um mapa que pode ser exibido no sistema que criou a solicitação.
Ou seja, a API do Google Maps possibilita que outros aplicativos possam se conectar à plataforma do Google Maps, utilizando suas funcionalidades em seus próprios sistemas.
Para ativar uma integração via API, o desenvolvedor interessado envia uma solicitação para a API do software desejado, que processa essa solicitação e devolve as diretrizes necessárias. Assim, existe uma comunicação de mão dupla: a primeira via é a solicitação, a segunda é o aceite e entrega das informações para o software que solicitou.
Como qualquer outra API, a do Serasa tem por princípio simplificar o trabalho tanto dos desenvolvedores de sistemas quanto da sua própria empresa. Ela cria uma conexão direta entre sua plataforma de gestão comercial e o Serasa, de modo que não sejam necessários grandes esforços de desenvolvimento de software para que seu gestor consiga captar as informações necessárias no Serasa.
A API da Serasa é programada para entregar à plataforma integrada a ela o acesso a informações de crédito e histórico de dívidas. Sendo assim, são duas as principais utilidades dela:
Falarei melhor sobre esses dois itens em breve. Por enquanto, o foco é nas entregas gerais da API e onde ela pode ser utilizada. É possível usar essa API em instituições financeiras, empresas de e-commerce e outros setores para análise de crédito e visualização de adimplência.
No mercado imobiliário, esses dados são valiosos para tomar decisões sobre a concessão de crédito, verificação de identidade, análise de risco de fraude e muito mais.
No tópico anterior, falei sobre as duas maiores utilidades de uma API como a do Serasa: análise de crédito e checagem de adimplência. Agora, vamos entender melhor cada um desses benefícios que ela pode trazer quando integrada ao seu CRM imobiliário.
Análise de crédito é o processo de estudo do perfil de crédito do potencial cliente. É realizada por bancos, instituições financeiras e outras entidades com o intuito de responder à pergunta: esse cliente realmente terá condições de arcar com uma dívida como, por exemplo, financiar um imóvel de R$300 mil?
Para realizar a análise, seu potencial cliente precisa entregar informações pessoais como os dados cadastrais, restrições no nome, perfil de crédito e renda. Com base na avaliação do crédito, coisas como o valor liberado, a taxa de juros e a quantidade de parcelas poderão sofrer alteração.
Outro item no qual a API do Serasa se destaca é a checagem de adimplência.
Checagem de adimplência é a verificação que avalia se seu cliente está em dia com o pagamento de suas dívidas. Caso não esteja, esse cliente é considerado inadimplente.
Um cliente inadimplente pode prejudicar muito o andamento de uma empresa. Pequenas dívidas e parcelas se acumulam, geram retorno negativo para sua incorporadora e acabam prejudicando todo o andamento dos negócios.
Sabendo disso, a Serasa API também atua em concordância com seu sistema de gestão informando se determinado cliente está ou não em dívida com a empresa.
Se você quer aprender com maior profundidade sobre a API do Serasa, recomendo que confira a página “Serasa Experian: Score e Atributos via API”, no site oficial do Serasa.
Agora, quero falar sobre como funciona uma API como o Serasa num CRM imobiliário.
Você já deve ter entendido o papel de uma API: conectar duas plataformas, para que seja possível realizar atividades de uma delas na outra. Também já sabe os benefícios da Serasa API em análises de crédito e checagens de adimplência.
Mas também é importante saber onde vai essa API, a que outra plataforma ela se conecta. Bem, essa plataforma, no mercado imobiliário, pode ser o CRM.
Saiba mais sobre CRM e seu papel na gestão comercial em:
O CRM é um software bastante completo de gestão comercial (ou gestão de relacionamento com o cliente em todas as etapas da jornada comercial). Nesse caso, a API do Serasa se conecta ao CRM para oferecer a possibilidade de análise de crédito e outras funcionalidades dentro de uma só plataforma.
Assim, tudo o que você demoraria horas para fazer, viajando entre a plataforma do Serasa e a do CRM, é possível ser feito num só lugar: seu CRM imobiliário.
Sendo o maior, mais completo e único CRM imobiliário da categoria 5.0, o CV não abre mão de se agregar a ferramentas potentes do mercado imobiliário. Entendemos que, sem um ecossistema, não é possível criar uma solução verdadeiramente completa: por isso, possuímos mais de 30 possibilidades de integração, e uma delas é o Serasa Experian.
A integração entre o CV CRM e o Serasa (também conhecido como Concentre) possibilita que usuários do CRM possam realizar a análise de crédito de suas reservas sem sair do CV. Para tê-la em mãos, é preciso contratar o produto Concentre da Serasa. Em seguida, basta enviar os dados de acesso do Concentre para o time de Suporte do CV CRM. A configuração será feita em tempo hábil e sua integração estará pronta para uso.
Para que sua integração rode com perfeição, algumas coisas precisam ser pré-configuradas. Uma delas, por exemplo, é saber quais dados do Concentre (uma vez contratado) serão necessários enviar para o CV CRM. São eles: usuário, senha e URLS de produção e homologação.
Em seguida, o ambiente do CV CRM será preparado para receber a integração. Claramente, o próprio time do CV CRM se encarregará desse preparo. O mesmo time ficará responsável pela configuração do ambiente, inserindo os dados de acesso e deixando o local pronto para ser acessado via API.
O gestor poderá configurar as permissões da integração nos workflows necessários, habilitando, caso queira, as opções referentes ao Serasa ou análise de crédito. Também será possível configurar permissões nos perfis de acesso e nos usuários administrativos.
Finalmente, com a integração pronta, a opção de análise de crédito sempre aparecerá dentro das reservas e pré-cadastros no seu CV.
Para aprender o passo a passo da integração, leia nosso artigo da Base de Conhecimento!
É uma API, ou um conjunto de normas, que permite que outra plataforma se conecte ao Serasa e possa executar funções associadas a ele como, por exemplo, fazer análise de crédito.
Para consultar algo no Serasa através de um CRM, você precisa primeiro realizar a integração entre as plataformas. Em seguida, uma vez organizada toda a integração, é possível consultar através do próprio CRM.
Sim. Quando a integração é feita, você pode realizar suas consultas no Serasa dentro do próprio CRM, sem necessidade de abrir outra plataforma.
Não sobram dúvidas: integrar com o Serasa é para qualquer empresa que deseja crescer e garantir controle sobre questões financeiras e de crédito. No mercado imobiliário, sobretudo, não importa seu tamanho: uma integração de qualidade te entrega mais eficiência nos processos e, claro, mais dinheiro no bolso.
Se você deseja conhecer melhor a integração CV + Serasa e torná-la parte da sua gestão, acesse nossa página oficial e solicite um contato!
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário do lead ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 650 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda.
Do primeiro contato à venda: o atendimento de leads é uma etapa decisiva para o…
Investir em um CRM pode aumentar a eficiência operacional e proporcionar uma vantagem competitiva para…
Otimize a gestão da sua incorporadora com um CRM imobiliário. Tenha bons processos, priorize a…
Utilizar ferramentas de vendas para incorporadoras é uma maneira de otimizar os processos do seu…
O Construsummit é um dos maiores eventos de construção civil da América Latina. Saiba agora…
Estar à frente no mercado imobiliário requer estratégias diferenciadas e campanhas imobiliárias capazes de converter…