A pesquisa de mercado imobiliário exerce uma funcionalidade essencial na projeção e assertividade de um empreendimento.
Como o setor de imóveis é repleto de oscilações, modificações e transformação digital, acompanhar tantas atualizações pode parecer uma tarefa complicada. Entretanto, ainda que o processo tenha diversas etapas a serem avaliadas, sua conclusão pode ser mais ágil do que imagina.
O primeiro passo para garantir a assertividade, e lucratividade, de seus investimentos e empreendimentos é pesquisar as particularidades e tendências de mercado. Com essa ação, você inicia o processo de conhecimento e caminha na criação de uma autoridade no setor imobiliário.
Pensando na construção de seus conhecimentos, irei abordar nesse artigo o que é e como fazer pesquisa de mercado em ramo imobiliário. E então, vamos juntos nessa jornada de conhecimento?
O mercado imobiliário está em constante evolução e é um dos setores que mais cresce economicamente no Brasil. Em comparação ao mesmo período de 2022, o setor obteve 14,4% de crescimento no primeiro semestre de 2023.
Assim, as tendências de consumo e influência tecnológica possuem atualizações constantes. Isso significa que é necessário acompanhar as notícias da construção civil e as movimentações do mercado imobiliário, principalmente através de pesquisas.
Uma pesquisa de mercado imobiliário nada mais é do que estudar as oscilações, regulamentações, mudanças e as tendências que surgem e impactam diretamente o setor. Pesquisar essa área contribui para ampliar o conhecimento e conquistar autoridade a partir de informações, estratégias e técnicas efetivas.
O mercado imobiliário no Brasil requer uma atenção por parte de todos os incorporadores, gestores, construtores e investidores que buscam crescer dentro desse nicho. E, a melhor forma de impulsionar sua empresa e seus negócios e pesquisar constantemente as evoluções do setor.
Manter-se atualizado sobre as mudanças nos indicadores imobiliários, modificações do e tendências do mercado de imóveis é essencial para obter investimentos assertivos. A pesquisa de mercado imobiliário é um passo primordial para explorar ações e estratégias que possuem altos índices de sucesso.
O estudo desse setor possibilita a identificação de oportunidades principalmente em relação à aquisição de loteamentos e localizações assertivas pra a construção de empreendimentos. A compreensão sobre as tendências e padrões do setor de imóveis colabora com a tomada de decisões que possibilitarão a lucratividade a longo prazo.
A identificação de tipos de imóveis em alta, áreas em desenvolvimento, indicies de compra e locação colaboram com a assertividade da decisão de investimento. A pesquisa de mercado imobiliário influencia na diversidade de escolhas lucrativas e evita gastos e prejuízos com aquisições em baixa.
Além disso, as transações imobiliárias possuem particularidades legislativas e normas específicas que devem ser conhecidas pelos negociadores. Os valores de mercado de um loteamento, propriedade ou residência devem ser conhecidos para que o fechamento do negócio seja bem-sucedido, por isso, estudos sobre essas questões são essenciais.
Existem diversos benefícios em obter uma pesquisa de mercado imobiliário atualizada que estão além de fazer um investimento seguro e lucrativo. Quando as pessoas procuram um imóvel, consideram as taxas de financiamento, preços de acordo com localidades e despesas com as documentações.
Portanto, o conhecimento sobre as oscilações do INCC influencia na precificação justa dos empreendimentos, fazendo com que as incorporadoras e construtoras estejam alinhadas aos valores de mercado e detenham um planejamento financeiro saudável. A apresentação de pesquisa de mercado imobiliário também antecipa as tendências de determinadas localidades.
Como o desenvolvimento e valorização de áreas depende de fatores específicos como, acessibilidade, conectividade e infraestrutura pública, a pesquisa de mercado imobiliário deve estar pautada, principalmente, em indicadores brasileiros. Vale buscar índices que demonstrem as oscilações de acordo com os estados e grandes metrópoles.
As flutuações do setor impactam no desenvolvimento da gestão de riscos, assim, receber insights de uma pesquisa de mercado imobiliário promovem a objetividade dessa ação. Acompanhar as oportunidades e o crescimento das buscas de consumo influenciam, positivamente, no passo a passo para o sucesso de gerenciamento e organização de investimentos.
Desenvolver uma abordagem que estruture a busca de dados e informações objetivas é o caminho para construir uma pesquisa de mercado imobiliário bem-sucedida. Mas, para efetivar essa ação e compreender as movimentações do mercado de imóveis é preciso considerar alguns fatos.
Por isso, a realização de uma pesquisa de sucesso se baseia nos processos de:
Para obter uma pesquisa de mercado imobiliário bem-sucedida é necessário definir exatamente o que irá explorar. Se você é incorporador, gestor, construtor ou corretor precisará definir se a prioridade é investir, comprar, vender ou desenvolver as propriedades e focar na busca por informações que colaborem com o direcionamento correto do objetivo.
A pergunta principal é como elaborar uma pesquisa de mercado imobiliário de sucesso? Bem, identificando e listando as variáveis mais importantes do setor.
Buscar informações atualizadas sobre a taxa de ocupação, oscilações econômicas, preços médios por locais e impostos do mercado cooperam com a evolução da pesquisa. Dessa forma, identificar possibilidades lucrativas se torna um processo ágil.
Contar com questionário para pesquisa de mercado imobiliário auxilia na precisão de dados e na análise das questões. A coleta primária pode ser pautada em entrevistas e pesquisas online, visitas a locais em desenvolvimento e levantamento de informações de consumo.
Já na segunda etapa de coleta de dados, a pesquisa de mercado imobiliário irá consultar relatórios, estatísticas alinhadas ao governo e históricos de investimentos bem-sucedidos.
Estudar a oferta de imóveis de acordo com a região de interesse e a demanda de vendas potencializa o desenvolvimento da pesquisa de mercado imobiliário. Para construir essa ação, será necessário levantar e analisar dados recentes sobre vendas, taxas de ocupação de locação e as previsões de investimentos para o local.
Os fatores socioeconômicos são os principais responsáveis pelo desenvolvimento de áreas comerciais e residenciais. Portanto, pautar a pesquisa de mercado imobiliário na análise dos índices de emprego, crescimento econômico, modificações demográficas e número de migrações impacta diretamente na assertividade da busca informativa.
A concorrência deve ser analisada, já que influencia na construção de estratégias. O conhecimento sobre preços, empreendimentos, serviços e referências colabora com a assertividade dos projetos da sua empresa e impulsiona a busca do seu negócio por parte dos consumidores.
A pesquisa de mercado imobiliário é desenvolvida através de relatórios objetivos sobre os comportamentos de consumo. A formação de tendências, valorização e desvalorização de propriedades e atratividade de áreas também influenciam nessa ação.
Assim, quanto mais pesquisas e relatórios, dados e métricas você obter, mais chances de construir uma busca de sucesso terá.
Por último, mas não menos importante, uma pesquisa de mercado imobiliário assertiva deve abranger as leis e regulamentações dos locais de possíveis investimentos. Isso porque as normas afetam o andamento das obras e o próprio setor de imóveis e a empresa precisa estar ciente das especificidades.
Portanto, conhecer as zonas de desenvolvimento, restrições de modificações do solo e construção, legislações específicas e impactos de uso e alterações das terras devem ser primariamente observadas.
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