Copywriting profissional está entre os aspectos mais cruciais de marketing e publicidade. Dividindo-o em sua definição mais elementar, copywriting é o ato de compor palavras – escritas ou faladas – usadas para evocar uma ação de um público-alvo. Um redator é a pessoa que cria essa composição.
Para explicar melhor, vamos analisar um dos cases mais famosos do marketing mundial. Quando muitas pessoas pensam na marca atlética Nike, duas coisas vêm à mente: o símbolo da marca, projetado para evocar as asas da deusa grega que dá nome à empresa, e “Just Do It”. Essas três palavras curtas são impossíveis de dizer sem evocar a empresa que existe há 56 anos.
O slogan, cunhado em 1988 pelo publicitário Dan Wieden, imediatamente se tornou sinônimo da empresa que começou como um negócio de tênis de corrida e agora domina a indústria do atletismo. O trabalho de Wieden é apenas um exemplo do impacto que o trabalho de um redator pode ter em uma campanha de marketing ou mesmo em toda a identidade de uma marca.
Muitas outras empresas têm slogans de identificação que trazem reconhecimento instantâneo da marca com apenas algumas palavras simples. Essas frases são em grande parte o trabalho do redator – especialista em marketing que sabe como usar palavras para influenciar como as pessoas pensam e percebem uma empresa, marca ou produto.
As empresas de marketing confiam nos redatores para entregar a mensagem pretendida de forma clara e sucinta, mantendo-se fiel à identidade ou voz de sua marca. Copywriting aparece em páginas de vendas, anúncios online e spots de televisão, impressos e muitos outros lugares.
O redator é uma parte fundamental do processo de desenvolvimento de marketing. Quando uma empresa deseja fazer um rebranding ou lançar uma nova campanha, ela recorre a profissionais de marketing para obter ajuda.
A equipe de marketing quase sempre inclui pelo menos um redator, que geralmente participa de todo o processo – desde a primeira reunião que descreve a visão até a avaliação do sucesso de uma campanha após sua conclusão.
O que os redatores de marketing fazem inclui tudo, desde lançar ideias e criar mensagens até oferecer feedback durante todo o processo e avaliar a eficácia de certas frases, ajustando a linguagem conforme necessário para obter melhores resultados.
Em empresas de marketing maiores, os redatores podem se tornar diretores de marketing ou até mesmo administrar suas próprias empresas de marketing. Um histórico comprovado de criação de mensagens de sucesso para clientes pode ajudar os redatores a subir a escada, alcançando maior sucesso profissional e estabelecendo uma lista de clientes.
Tornar-se um redator exige a formação acadêmica certa para entender os desejos e necessidades dos clientes e transformá-los em uma copy inteligente e sucinta. Os aspirantes a redatores geralmente começam sua jornada com um diploma de bacharel antes de ganhar experiência de trabalho e continuar a desenvolver suas habilidades sociais enquanto praticam seu ofício.
Trabalhar em marketing significa obter um diploma universitário com foco em comunicação empresarial, análise de mercado e dados, gerenciamento de projetos e outras habilidades relevantes.
Veja abaixo outras dicas de como se tornar um redator de marketing.
Os alunos podem passar um semestre ou dois trabalhando em um ambiente profissional ao lado de redatores e outros profissionais de marketing, explorando o que é copywriting em marketing na prática.
Os melhores estágios incluem um componente de educação tradicional, ao mesmo tempo em que permitem que os estagiários trabalhem em empregos reais, talvez apresentando propostas, participando de reuniões e participando das operações diárias da empresa. Os estágios bem-sucedidos podem até se tornar empregos em tempo integral após a formatura.
Os redatores devem ter fortes habilidades interpessoais para ter sucesso. Eles trabalham com clientes e equipes de outros profissionais de marketing em um processo que frequentemente envolve várias rodadas de edições e revisões.
Os redatores também devem ser capazes de aceitar a crítica, usando-a para alimentar um trabalho mais bem-sucedido. Eles devem ser capazes de colaborar com clientes e colegas de forma construtiva, alcançando compromissos quando necessário e navegando nas relações interpessoais para chegar a um resultado final que gere retorno para o cliente.
Copywriting para o mercado imobiliário pode parecer fácil. Uma boa copy convence o leitor a fazer algo que você quer que ele faça. Se você deseja que ele baixe seu e-book, clique em seu anúncio do Facebook ou RSVP para algum lançamento, o objetivo do copywriting nunca muda. Boa copy inspira ação.
Embora todos os corretores de imóveis pensem que são vendedores natos, a dura e fria verdade é que a maioria deles tem dificuldades como redatores. Por isso, o Blog do CV separou 7 estratégias para esses profissionais.
São elas:
Os redatores de hoje estão sempre se adaptando a novos tipos de mídia, que surgem à medida que diferentes tecnologias se tornam mais acessíveis e amplamente utilizadas. Eles entendem quando diferentes estilos de escrita devem ser empregados para criar interesse e impulsionar as vendas em diferentes situações e em diferentes plataformas.
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