Um fluxograma comercial pode auxiliar na gestão de tempo e produtividade das equipes que desenvolvem o processo de vendas de empreendimentos de uma incorporadora.
Mesmo com um funil de vendas estabelecido, é preciso adequar a organização das responsabilidades de cada time. Com uma ferramenta simples de fluxo de atividades é possível prevenir atrasos, falhas e gastos extras.
Inserir um fluxograma em cada fase do projeto de um empreendimento possibilita análises, identificação de urgências, definição de gastos, estratégias e um recalculo de ações otimizado e rápido. Além de proporcionar a correlação entre as equipes e a sinergia no trabalho e colabora com o impulsionamento das vendas e, consequentemente, dos lucros da incorporadora.
Nesse artigo irei apresentar o conceito de fluxograma, como desenvolvê-lo e em quais equipes efetivá-lo. Vem comigo conhecer mais sobre essa forma organização comercial?
Sumário
O planejamento de ações no projeto de um empreendimento é o que irá definir se o negócio será bem-sucedido. Acompanhar o desenvolvimento do impacto e fluxo de decisões requer uma estrutura organizacional que explique cada etapa do projeto.
O desenho de fluxograma explica, através de formas geométricas gráficas, as realizações do processo de cada etapa do ciclo de vendas, bem como: captação de leads, prospecção de pré e pós-venda. Cada equipe responsável pode, e deve, ter o próprio fluxograma para acompanhar os resultados de suas atividades.
Essa forma de organização colabora com o fluxo de trabalho e poderá proporcionar um destaque em ações necessárias, o que colaborará com resoluções rápidas e concluíra a determinada etapa do projeto com facilidade.
Um fluxograma comercial organizado de forma estratégica e definida será compreendido de forma clara pela equipe. Trabalhar as formas geométricas do fluxograma de acordo com as ações e resoluções ajudará no entendimento do time.
A tecnologia colabora com a precisão e compartilhamento desses formatos em plataformas de trabalho em equipe, assim, a qualidade, precisão, produção e organização das atividades estará garantida.
Quais as vantagens de utilizar um fluxograma? H3
É vantajoso utilizar um esquema de fluxograma comercial em uma incorporadora ou construtora? Sim, diria até que quase essencial.
Uma representação autoexplicativa, de visualização e layout de fácil compreensão colaboram com as definições e redefinições de ações que se deve designar dentro da elaboração de um projeto, principalmente em empreendimentos do setor de construção.
Como existem diversas etapas antes da finalização, a linha de produção e o número de pessoas envolvidas acaba necessitando de algo que topicalize e uma as atividades produzidas, em desenvolvimento e já finalizadas.
Com as delimitações de ações é possível:
Essas são apenas algumas vantagens que um fluxograma pode trazer para os times que compõem o ecossistema da sua incorporadora. O estabelecimento dessa ferramenta é a chave organizacional do seu empreendimento, e não é difícil de ser implementado.
Como a tecnologia sempre pode potencializar os recursos de organização, um CRM colabora com a automatização dos fluxogramas da área comercial. Além disso, disponibiliza o acompanhamento dos leads e colabora com o entendimento do background de atendimento, estimulando a produtividade da equipe e a construção de estratégias assertivas.
Apresentei o conceito e as vantagens, agora exemplificarei como as equipes da sua incorporadora poderão montar seus fluxogramas.
Para obter fluxogramas comerciais solucionais é preciso:
Com essas metas definidas, o time compreenderá melhor o funcionamento do fluxograma e poderá acompanhar os desdobramentos de cada tarefa. Assim, além de se manter organizado e alinhado, poderá sugerir soluções para as etapas que não foram terminadas ou precisam de ajustes para serem concluídas.
Para que você compreenda melhor as formas de definir e montar essa ferramenta, trouxe um exemplo de fluxograma prático, que irá ajudá-lo nesse processo de entendimento e aprendizado.
A automatização dos processos colabora com um planejamento e estabelecimento de processos que adaptam e capacitam a equipe para realizar as demandas com excelência. Além disso, os fluxogramas comerciais gerenciam o andamento das atividades do marketing e vendas.
Esses fluxogramas otimizam o mapeamento dos processos de captação de loteamentos, analisam a infraestrutura do projeto e gerenciam os riscos e problemas que podem surgir. Ou seja, podem ser inseridos em todas as áreas de uma incorporadora ou construtora, desde o trabalho no terreno até o pós-venda do empreendimento.
Com o gerenciamento de riscos e atrasos poderá adiantar ou prejudicar o andamento dos processos, por isso, é importante que absolutamente todas as equipes contém com uma gestão organizacional e um fluxograma de processos de vendas.
Para tanto, irei apresentar os fluxogramas que poderão ser implementados nas respectivas áreas responsáveis pela construção do projeto de sua incorporadora.
Essa etapa é pautada em mapear o desenvolvimento de todas as áreas do projeto, mas, essencialmente, iniciar os primeiros passos da etapa pré-construção e encaminhar as informações para os demais departamentos do fluxograma comercial.
Por isso, no fluxograma de mapeamento devem ter o:
Cada método poderá ser definido por símbolos que representem o segmento e conexão que visa estabelecer entre as etapas. Seu objetivo é otimizar as ações dos times e melhorar a produtividade de cada um.
Esse fluxograma será essencial para a incorporadora ou construtora definir quais as medidas serão tomadas e como ocorrerá a participação de cada equipe. Assim:
Com isso, facilitam a compreensão das informações e colaboram com a construção de métricas reais para a captação dos leads, desenvolvimento das estratégias de marketing e redistribui tarefas. Pode também, definir a contratação de um número de corretores e empenho no alcance de atendimento dos prospects.
O fluxograma de obras é voltado para as necessidades do levantamento da construção. Devem estar inseridos nesse:
Esses documentos são essenciais para iniciar o as obras no terreno, e após eles devem vir, dentro do fluxograma comercial:
Dessa forma, a equipe responsável pelo empreendimento estará ciente de todo o trajeto do projeto e poderá organizar as demandas. Com esse fluxograma a organização e resposta à pedidos de reposição ou substituição poderão ocorrer de forma rápida e muito mais eficaz.
Sendo a etapa mais importante para a captação de personas a equipe de marketing deve contar com um fluxograma comercial que disponibilize ideias, metas e estratégias técnicas para construir uma recepção de campanhas e informações bem-sucedida.
No fluxograma de marketing, deve-se:
Nesse processo o time irá delimitar as ações e programar-se dentro de metas. Designar tarefas e alocar a equipe colabora com a produtividade, criatividade e agilidade desse processo.
Se disponibilizarem links e informações, poderão auxiliar a compreensão e desenvolvimento de estratégias dessa etapa. Aplicar o fluxograma comercial nessa fase, também, irá auxiliar o entendimento e construção das ações do time de vendas.
Alinhado ao conceito anterior, o fluxograma de vendas irá colaborar com a definição de contato com os prospects e, fundamentalmente, buscar o fechamento da compra. Deve analisar e estabelecer metas na pré-venda, venda e pós-venda.
O fluxograma de vendas deve pautar:
Com essas definições o time de vendas poderá avaliar as formas de comunicação, estabelecer metas de venda e alicerçar-se junto ao marketing para desenvolver formas de captar mais clientes. Organizando as tarefas, será possível atender todas as demandas de forma rápida e adequada ao perfil do público.
O fluxograma comercial coopera com cada setor e interliga-se aos demais, trazendo um gerenciamento de atividades e a realização assertiva de metas. Se a sua incorporadora disponibilizar essa organização, terá uma margem de reservas para possíveis contratempos e ainda contará com uma margem de lucro mais alta.
Essa estrutura possibilita a visualização e acompanhamento do sistema comercial, detalhando e definindo as responsabilidades de cada pessoa das equipes designadas. Pode ser usado em todas as etapas da jornada de vendas.
O fluxograma auxilia na organização dos processos comerciais, padronizando a execução, melhorando a comunicação, reduzindo as taxas de retrabalho e aumentando a produtividade das equipes.
É preciso definir as metas de cada equipe, organizar um documento, explicar e definir as formas que irão desenvolver visualmente as atividades a serem realizadas, em andamento e concluídas.
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