Conhecedor, profissional, perito. Essas são algumas das palavras que definem o termo “especialista” no dicionário. E, mesmo que pareça melhor “saber um pouco sobre tudo”, o corretor de imóveis precisa estar atento ao fato de que, no mundo atual, as especializações são o que fazem um profissional capacitado.
Um corretor de imóveis especializado é aquele que possui profundo conhecimento sobre sua área de atuação, tornando-se uma referência em seu nicho. Não coincidentemente, esse profissional se sobressai muito além de sua área, atraindo não apenas o público-alvo, mas também profissionais iniciantes que estão em busca de mentoria.
Verdade seja dita, existem mil e uma maneiras de se especializar dentro do mercado imobiliário, e é sobre isso que quero falar hoje.
Acompanhe até o final e confira 5 dicas exclusivas de cursos para te tornar um corretor de imóveis especializado.
Sumário
Há quem se especialize por estado, cidade, zona e até mesmo bairro.
Eu sei, trabalhar com um único bairro pode parecer um pouco limitante. Contudo, a verdade é que essa delimitação auxilia você a se tornar referência no local. Ao delimitar um lugar específico de atuação, o profissional tem condições de descobrir tudo e mais um pouco sobre a região, virando um verdadeiro perito.
Entenda o porquê por trás dessa especialização!
Um bairro é uma porção de território que pode ser composto por casas, prédios, farmácias e outros pontos comerciais, de saúde etc. Diferentes bairros possuem também diferentes estilos de vida, classes sociais características e dinâmicas próprias.
Ou seja, cada bairro funciona de maneira diferente.
Ao voltar seu olhar para uma região específica do seu espaço de atuação, você passa a entender melhor essa dinâmica. O público, os apelos de venda, as precificações, os bairros mais concorridos, tudo isso começa a se tornar mais simples e natural, uma vez que você entende o funcionamento daquela região.
Especializar-se por região te dá:
Existem imóveis dos mais diferentes tamanhos e formas. Há aqueles mais antigos, mais novos, ainda na planta… as opções são muitas. Especializar-se num desses perfis também pode ser uma estratégia interessante se você busca se tornar referência.
A premissa por trás da especialização por perfil de imóvel é simples:
Imagine, neste exemplo simplificado, que você tenha 3 clientes com diferentes gostos. Um deles procura uma unidade com 2 suítes; o segundo busca por uma casa na planta; o último deseja uma unidade com 1 suíte.
Sem a especialização, as chances são de que você tenha entre uma e duas opções de imóvel para cada um desses leads. Se eles não se sentirem satisfeitos com a primeira mostra, só haverá mais uma chance de converter aquelas vendas, com os imóveis seguintes.
Isso pode desmotivar tanto você, corretor, quanto as pessoas interessadas.
Por outro lado, imagine que você se especializou especificamente em venda de imóveis com duas ou mais suítes. Se seu marketing pessoal for feito da forma correta, seus leads já chegarão até você sabendo sobre seu nicho de atuação. E a probabilidade é de que você tenha diversas opções de investimento para mostrá-las, todas cumprindo com os requisitos.
Sendo assim, quanto mais similares forem suas opções de imóvel, mais similares e qualificados serão também os leads que você atrairá. Logo, a possibilidade de conversão aumentará expressivamente.
A especialização por nicho é aquela voltada para segmentos específicos do mercado. Diferentes padrões, diferentes tipos de atuação (venda, compra, aluguel etc.), todos esses são diferentes nichos nos quais você pode se especializar.
Basicamente, os nichos se dividem da seguinte forma na corretagem de imóveis:
A divisão por exercícios leva em consideração a principal atividade que será exercida por você enquanto corretor de imóveis. Isso acontece porque, diferente do que se pensa, corretagem vai muito além de vender imóveis. As possibilidades de atuação são muitas, dentre elas:
Conheça a norma ABNT para avaliação de imóveis.
Já a divisão das especializações para o corretor de imóveis por segmento é muito mais voltada para as subcategorias que o próprio setor adota. Acompanhando as tendências de construção e venda que acontecem no mercado imobiliário, o corretor pode se especializar, por segmento, em:
Eu não poderia falar sobre as especializações para o corretor de imóveis sem trazer aquilo que nos torna especialista: o conhecimento!
Fique agora com uma lista de diferentes cursos ofertados remotamente ou presencialmente para os mais diferentes nichos de atuação da corretagem. Com eles, você pode se aprofundar na área de interesse, ganhar novos certificados para expor ao público e, claro, tornar-se um especialista.
Os cursos mencionados podem variar em valor de investimento, duração e relevância no mercado.
O curso técnico para corretores de imóveis é apenas o primeiro passo para começar a carreira, mas também é aquele sem o qual não tem por onde se tornar um grande corretor. A Alfama Cursos Técnicos é reconhecida nacionalmente por sua gama de cursos. Reconhecido pelo COFECI, o curso da Alfama é ideal para abrir sua primeira porta no universo de possibilidades da corretagem.
UNICAP, ou Universidade de Corretores Alto Padrão, é uma instituição voltada para a especialização de profissionais da corretagem. Através do curso, você pode aprender os fatores primordiais para se tornar um corretor de alto nível.
O curso de Alto Padrão é um conteúdo voltado para a captação de clientes de alto poder aquisitivo. Então, para aqueles que desejam se especializar no nicho de alto padrão, essa pode ser uma boa porta de entrada.
Caso compra e venda de imóveis não seja o seu forte, a administração imobiliária pode ser. Muitos corretores sonham em abrir sua própria empresa imobiliária e fazer dinheiro com o gerenciamento de pessoas e processos. Ter uma especialização na área pode ser o seu primeiro e mais importante passo!
O curso de negociação de terreno é voltado para aqueles profissionais que desejam seguir a especialização em venda e compra de glebas para empresas de construção e incorporação. Esse é outro nicho que vem crescendo sobremaneira no país e abrindo portas para novas oportunidades.
Já não existe para onde correr: especializar-se é necessário para criar uma coesão profissional maior e mais estruturada na corretagem de imóveis. E ela também é uma porta de entrada para novas formas de atuação, paixões e possibilidades.
O artigo de hoje foi extraído do Kit de Primeiros Socorros do Corretor de Imóveis. Nesse ebook 100% gratuito, além de mais informações sobre especializações para o corretor de imóveis, você tem acesso a muitas outras dicas de como sobreviver (e prosperar) num dos mercados mais competitivos do país.
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!
Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.
Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!
Do primeiro contato à venda: o atendimento de leads é uma etapa decisiva para o…
Investir em um CRM pode aumentar a eficiência operacional e proporcionar uma vantagem competitiva para…
Otimize a gestão da sua incorporadora com um CRM imobiliário. Tenha bons processos, priorize a…
Utilizar ferramentas de vendas para incorporadoras é uma maneira de otimizar os processos do seu…
O Construsummit é um dos maiores eventos de construção civil da América Latina. Saiba agora…
Estar à frente no mercado imobiliário requer estratégias diferenciadas e campanhas imobiliárias capazes de converter…