CRM

Impacto Financeiro: Como um CRM reduz custos de uma Incorporadora?

Redução é um termo que tanto assusta, mas também pode ser uma solução. E se tratando de Mercado Imobiliário, redução de custos é algo que chama atenção de muitos, principalmente se o motivador for um CRM colabora com a diminuição dos gastos da sua incorporadora. Entenda como um CRM reduz custos de uma incorporadora.

Ficou curioso? Então, por favor, continue aqui, apresentarei algumas dicas, explicar situações, onde você pode administrar isso e ter redução de gastos dentro da sua empresa, podendo dar respiro ao seu empreendimento e ter a possibilidade de investir em outros mecanismos até. 

A redução de custos é um dos modos de dar saúde ao Setor da Construção Civil e o modelo CRM pode ser útil se você tiver uma incorporadora e estiver pensando exatamente isso.

O que é CRM

Bom, aqui no Blog do CV, temos um vasto material sobre diversas maneiras e práticas de ser diferente na Indústria da Construção. Mas, não custa nada recapitular o que é CRM, certo? 

Apresentado como uma ferramenta ou sistema de software projetado especificamente para ajudar empresas do setor imobiliário, o CRM otimiza e potencializa a gestão do relacionamento desde os leads até os clientes pós-venda. 

Dentro das funções mais usadas por quem utiliza o CRM no Mercado Imobiliário, estão:    

  • Gestão de Leads Um CRM imobiliário permite capturar, armazenar e gerenciar leads de forma centralizada. Isso inclui informações detalhadas sobre os clientes em potencial, como nome, contato, preferências de imóveis, orçamento, etc.
  • Automatização de Tarefas Otimiza atividades repetitivas, como envio de e-mails de acompanhamento, lembretes de follow-up, agendamento de visitas, entre outros. Isso economiza tempo e aumenta a eficiência dos agentes imobiliários.
  • Organização de Dados Um CRM ajuda a organizar informações cruciais sobre propriedades, transações, clientes e leads em um único lugar. Isso facilita o acesso rápido a informações importantes e melhora a colaboração entre os membros da equipe.
  • Gestão de Relacionamento com Clientes Permite acompanhar o histórico de interações com os clientes, incluindo chamadas telefônicas, e-mails, reuniões e visitas a imóveis. Isso ajuda os agentes imobiliários a oferecerem um serviço personalizado e relevante aos clientes.
  • Análise de Dados e Relatórios Fornecimento de análises detalhadas sobre o desempenho das campanhas de marketing, eficácia das estratégias de vendas e comportamento do cliente. Isso ajuda as empresas imobiliárias a tomar decisões informadas e otimizar suas operações.
  • Integração com Outras Ferramentas CRMs imobiliários de alta performance, como a RD Station, se integram com outras ferramentas e plataformas, como websites imobiliários, portais de listagem, redes sociais e sistemas de gestão financeira. Isso permite uma experiência mais fluida e integrada para os agentes imobiliários.

Você percebeu, na recapitulação do artigo, que um CRM é uma ferramenta fundamental na Indústria da nas empresas do setor imobiliário, já que colabora com a gestão de seus relacionamentos com clientes e leads de forma eficiente, aumentando as chances terem a tão esperada conversão. E claro, dando espaço para estruturar e fazer a manutenção da experiência do cliente. 

CRM reduzindo gastos em incorporadoras

A redução de custos para qualquer empresa é algo que requer análise e direcionamento. E para reduzir os gastos de uma incorporadora, o uso de um CRM pode ser extremamente benéfico.  

Isso porque existem técnicas integradas ao CRM que influenciam custos em operações, como:  

Automatização de Processos

O CRM automatiza muitos processos repetitivos, como o envio de e-mails de acompanhamento, agendamento de visitas, criação de relatórios, entre outras estratégias de marketing. Por que essa ferramenta é eficiente? Por reduzir a necessidade de mão de obra e o tempo gasto em tarefas administrativas. 

Melhor Gerenciamento de Leads

Com um CRM, é possível organizar e segmentar os leads de forma eficiente. Isso permite que os corretores de imóveis concentrem seus esforços nos leads mais promissores, aumentando as chances de conversão e reduzindo o desperdício de tempo em leads que não estão prontos para comprar. 

Análise de Dados

Um CRM fornece análises detalhadas sobre o desempenho das campanhas de marketing, eficácia das estratégias de vendas e comportamento do cliente. Com essas informações, a incorporadora pode otimizar suas estratégias e alocação de recursos, reduzindo custos com campanhas menos eficazes. 

Melhoria na Comunicação Interna

O CRM centraliza todas as informações relevantes sobre clientes, leads e projetos em um só lugar. Isso melhora a comunicação interna entre os diferentes departamentos da incorporadora, evitando redundâncias e erros que podem custar tempo e dinheiro. 

Retenção de Clientes

Um CRM permite que a incorporadora mantenha um registro detalhado do histórico de interações com os clientes. Isso facilita a identificação de oportunidades de upsell e cross-sell, além de melhorar o atendimento ao cliente.  

Lembre-se que clientes satisfeitos têm maior probabilidade de comprar novamente e até de recomendar a sua incorporadora para amigos e familiares, reduzindo os custos de aquisição de novos clientes até. 

Ou seja, um CRM pode auxiliar uma incorporadora a operar de maneira mais eficiente. Isso é maximizar operações, reduzindo custos operacionais e aumentando a receita por meio de melhores práticas de vendas e marketing. 

Antes de seguir para a finalização do nosso artigo, que tal um vídeo curtinho sobre o tema? Dá uma conferida:

Mecanismos a mais para te auxiliar

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia nos permite economizar dinheiro e avançar os negócios de maneiras que não eram possíveis há alguns anos. Utilize ferramentas de teleconferência, serviços de pagamento online, software de código aberto e aplicativos de desktop remoto para reduzir os custos de negócios com tecnologia, invista em app para vendas.

Abandone o papel por enquanto

O custo de papel, tinta, suprimentos de correspondência e postagem pode parecer mínimo, mas representa uma grande despesa comercial. Evite imprimir a menos que seja necessário, faça a transição para faturas digitais e sistemas de pagamento de contas online, e arquive toda a papelada importante em seu computador em vez de utilizar um arquivo físico. Além de tudo, é ambientalmente sustentável.  

Atue pela redução de custos através do marketing digital

Entre na onda do marketing digital.  Aqui no Blog do CV temos dicas e até E-books com práticas para te auxiliar. Comece com um blog, marketing de mídia social ou outras formas de publicidade online. O marketing digital é rápido, de alto resultado e geralmente tem baixo custo. Então, que tal aproveitar essa estratégia para sua incorporadora? 

Centralize registros de clientes com um CRM

Um CRM permite centralizar todas as informações dos clientes em uma única plataforma. Isso otimiza processos, evita retrabalhos e reduz custos, especialmente quando se trata de comunicação e gerenciamento de relacionamento com os clientes. 

Otimização da organização e busca de informações

Um CRM integrado ao sistema de gestão da construtora ou incorporadora pode reduzir custos através da otimização da organização e busca das informações. Isso é especialmente relevante para empresas da construção civil, que têm uma gestão complexa. 

Você pôde perceber que implementação de um CRM deve ser planejada e adaptada às necessidades específicas da sua incorporadora. Por isso, faça a avaliação. Seja cuidadoso. Veja as opções disponíveis e escolha aquela que melhor se alinha aos seus objetivos, pontuando sobre a redução de custos e eficiência operacional. 

Conclusões

Diante tantas opções, você pôde analisar que em muitos casos, você só precisa optar em fazer escolhas mais assertivas, tendo a opção de decidir onde e como colocar os custos da sua incorporadora. 

E é notório que tanto o uso da tecnologia como fazer uma dinâmica simples, que é retirar o uso do papel e administrar outras formas para remanejar o planejamento pode sim te auxiliar a reduzir suas despesas gerais sem sentir o aperto dentro da sua empresa e pode repensar outras estratégias no seu negócio.  

Em momentos de imprevisibilidade, principalmente para a Indústria da Construção que passou por momentos de queda e o perigo de investimentos escassos, toda forma de economizar é válido. 

Então, mesmo o menor aumento na receita ou corte de custos pode afetar a lucratividade da empresa. A boa notícia é que uma reforma em grande escala na empresa não é necessária. Muitas vezes, são etapas simples e de bom senso dentro de uma estratégia de redução de custos que melhoram os resultados, especialmente para pequenas empresas. 

E uma dica de aplicação é pensar na possibilidade de rever, de forma cautelosa, todas as suas decisões tomadas durante os 12 meses dentro da sua incorporadora, bem como ver cuidadosamente as práticas de negócios.  

Porém qualquer época do ano, essa atitude é válida. Por isso, considere ter um momento com a sua equipe, olhar as metas que vêm sendo trabalhadas também para saber onde poderá ser feita a medida de implementação de redução de custos para a sua incorporadora.   

Foi interessante para você? Se sim, compartilhe com a sua rede e comente pontos que você gostaria de saber mais aqui no Blogo do CV. Até a próxima.    

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Fábio Garcez

Sou empresário há 20 anos e sou expert em vendas desafiadoras para incorporadoras, vendas digitais e jornada do cliente. Possuo anos de experiência em transformação digital e sou CEO do CV CRM, o maior CRM do mercado imobiliário. Hoje, atuo tanto em âmbito gerencial quanto comercial.

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