Loteadoras

CRM na gestão de vendas de lotes: Por que utilizá-lo?

Contar com um CRM na gestão de vendas de lotes pode definir o sucesso da sua loteadora. 

Você pode pensar que o Customer Relationship Management é uma ferramenta voltada apenas para a gestão do relacionamento entre uma empresa do mercado imobiliário e seus clientes. Mas não poderia estar mais enganado! 

O CRM é altamente eficiente em diversos segmentos. Contratando esse sistema você poderá ter uma chave poderosa para o impulsionamento de vendas e para melhorar a experiência do seu cliente. 

Nesse artigo você conhecerá os principais motivos para utilizar um CRM na gestão de vendas de lotes e qual o CRM para loteadoras suprirá as necessidades do seu negócio. 

Vamos juntos nessa jornada de conhecimento?

Por que utilizar o CRM na Gestão de Vendas de Lotes?

As tecnologias de inovação impulsionaram a gestão de diversas áreas de empresas ligadas ao mercado imobiliário. Assim, os benefícios de adotar sistemas como o CRM tornou-se fundamental para incorporadoras e loteadoras

Os benefícios de utilizar um CRM nas loteadoras são: 

  • Impulsionamento da eficiência operacional
  • Melhor experiência do cliente
  • Crescimento das taxas de conversão
  • Maior transparência e controle do pipeline de vendas

Ou seja, o CRM colabora com a gestão eficiente do processo de interação com o lead, conversão de vendas e até mesmo com a construção das estratégias de marketing

Através de um CRM imobiliário as etapas que constroem o relacionamento com o cliente são organizadas de forma precisa e o gerenciamento do funil de vendas é potencializado

Isso porque essa ferramenta tem como objetivo

Centralizar Dados

Utilizar um CRM na gestão de vendas de lotes é importante para a análise correta das informações do lead. Desse modo, um sistema que centraliza todas as informações dos leads pode cooperar com a coleta de dados e estudo do histórico de interações empresa-cliente.  

A centralização também garante a consistência e a efetividade dos dados, informando todos os membros da equipe responsável e possibilitando o acesso ágil em um ambiente online. Então, pode-se dizer também que usar um CRM na gestão das loteadoras permite a personalização do processo de vendas

Contar com um CRM Cloud agiliza a atualização dos dados que entram no sistema, reduz o risco de inconsistências, oferece uma visão holística do cliente, traça padrões de comportamento e potencializa oportunidades de vendas.  

Além disso, a segurança das informações, as tomadas de decisão assertivas baseada em dados e a otimização de múltiplas ações também são consequências do uso de uma ferramenta CRM

Gerenciar Leads

Uma das várias razões para se contratar e aplicar o CRM na gestão de vendas de lotes é o gerenciamento dos leads. Isso porque, essa ferramenta colabora com a captura de interessados no seu produto através de múltiplas fontes como: 

  • Formulários do Site
  • Interações nas Redes Sociais
  • Cliques em E-mail Marketing
  • Contatos em Eventos e Feiras de Divulgação

A coleta de dados por essas vias é automatizada e torna muito mais fácil a tarefa de registar dados, acompanhar a jornada do lead e personalizar das comunicações.  

Além disso, uma plataforma de alta qualidade, fornece: 

  • Automação do gerenciamento de e-mails
  • Distribuição de tarefas
  • Criação de fluxos de trabalho
  • Segmentação de leads

Ainda é possível potencializar a captação, nutrição e conversão de interessados nos loteamentos. Por isso, usando um CRM você consegue obter relatórios e analisar a qualidade da geração dos leads, identificar pontos de melhoria e otimizar as ações da jornada de vendas. 

Customizar e Escalar Processos

Implementar um CRM na gestão de vendas de lotes influencia em uma das bases essenciais das empresas: a expansão das vendas. Isso significa que um sistema adaptável ao crescimento do negócio e ao volume de processos, dados e vendas é fundamental para se obter um gerenciamento completo e efetivo. 

Além disso, um CRM precisa ser customizável, ou seja, ter a possibilidade de personalizar tarefas dentro do CRM de acordo com as necessidades da loteadora. Através dessa sistematização consegue-se: 

  • Definir quem pode ter acesso
  • Personalizar relatórios
  • Criar fluxos de dados
  • Eliminar repetições
  • Automatizar ações
  • Expandir o armazenamento

Com essas funcionalidades os gestores conseguem ter muito mais controle dos processos do início ao fim. 

Segurança e a Privacidade

O armazenamento e a confidencialidade das informações dos clientes e das transações precisam ser amplamente protegidos e atualizados. Um CRM em conformidade com a LGPD pode te ajudar nisso. 

Assim, todos os dados dos clientes devem estar seguros e amparados nas regulamentações da Lei Geral de Proteção de Dados.  

Através de um CRM, você também pode aplicar medidas de segurança eficientes como: 

  • Criptografia de dados (em trânsitos ou repouso)
  • Controle de acesso por usuário autorizado
  • Autenticação de dois fatores
  • Auditoria regular de seguridade
  • Proteção contra múltiplas ameaças cibernéticas
  • Automatização de backups e armazenamento off-site

É preciso ressaltar que os termos de consentimento do uso dos dados devem estar destacados em materiais que exigem os contatos do cliente, o armazenamento e o compartilhamento dessas informações dentro do sistema da loteadora.  

Como escolher um CRM de gestão para a venda de lotes?

A missão de selecionar uma plataforma CRM na gestão de vendas de lotes é uma tarefa analítica, de alta pesquisa. O passo a passo da escolha assertiva por um CRM efetivo nas vendas se inicia nos estudos de caso através de empresas do setor que implementaram esse tipo de plataforma no dia a dia. 

Utilizar os exemplos de sucessos de implantações e os fracassos de aplicação colabora com a maturidade da informação e o encaminhamento para uma escolha eficiente para suprir as obrigações diárias da loteadora. Mas não é apenas nisso que uma escolha de CRM se baseia, para escolhê-lo e utilizá-lo assertivamente no seu negócio é necessário que o sistema conte com múltiplas ações. 

Um excelente CRM para a gestão conta com: 

Configuração Personalizável e Intuitiva

Ao selecionar um CRM para a loteadora é fundamental que as necessidades específicas da empresa sejam supridas. Por isso, analisar as plataformas do mercado imobiliário que oferecem recursos de escalabilidade, personalização e bons fluxos de tarefas acaba sendo o primeiro ponto para a escolha de um CRM na gestão de vendas de lotes

O ponto principal, além da adaptação, é a visualização unificada e as ações intuitivas que possibilitam o aprendizado rápido para os colaboradores que irão utilizar o CRM. 

Integração de Ferramentas

É importante também que o CRM possua um ecossistema de integrações com ferramentas que impulsionem as áreas de: 

  • Marketing
  • Finanças
  • Comercial
  • Vendas

E ainda podem conectar consultorias, nutrição de mídias e redes sociais e integrar a captura de leads. Isso unifica a visualização das ações relacionadas diretamente ao CRM na gestão de vendas de lotes desde a entrada do cliente no funil de vendas

Experiência do Cliente

Contar com um CRM na gestão de vendas de lotes impulsiona a qualidade da experiência do cliente. Isso porque a acessibilidade ágil ao histórico de interações do lead colabora com o desenvolvimento personalizado das comunicações e a apresentação dos lotes de forma assertiva e com mais chances de efetivar a venda

Além disso, através dos dados analisados e expostos pelo CRM, a loteadora consegue construir um relacionamento duradouro com o cliente. Ainda é possível ampliar as taxas de satisfação ao utilizar a: 

É essencial apresentar disposição para resolver dúvidas e encaminhar informações sobre serviços extras. E o CRM auxilia no processo de pós-venda, mantendo a conexão com o cliente através do acompanhamento que informatize e auxilie nessa etapa de transição

Gestão de Projetos e Monitoramento de Atividades

O CRM potencializa e automatiza a delimitação e visualização de: 

  • Início de etapas
  • Prazos de entrega
  • Progresso das obras
  • Orçamento de equipamentos
  • Contratação de equipes
  • Comunicação entre colaboradores

Assim, ao monitorar todas as atividades realizadas no processo de estruturação dos lotes, e dos próprios empreendimentos, é possível minimizar incidentes, evitar retrabalhos e criar uma relação entre empresas do setor imobiliário.  

O que você aprendeu com esse artigo?

O CRM na gestão de vendas de lotes pode melhorar a experiência do cliente?

Sim, a ferramenta possibilita a visualização assertiva do histórico de interações, mapeia o perfil do cliente, automatiza o envio de materiais de nutrição, impulsiona a conexão entre a empresa e o consumidor e ainda amplia a eficiência operacional. 

Qual é a importância de um CRM na gestão de vendas de lotes?

O CRM centraliza informações, automatiza múltiplos processos, fornece a análise a visualização eficiente de relatórios e dados, agenda follow-ups e compartilha informações relevantes, melhora a comunicação entre times e personaliza o atendimento. 

Como um CRM pode beneficiar a loteadora?

A ferramenta gerencia os lotes, acompanha o caminho do lead no funil de vendas, elimina a duplicação de reservas, maximiza o acesso e a segurança dos dados da loteadora, centraliza a visualização de processos e a comunicação, impulsiona o pós-venda e possibilita a integração. 

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Maria Eduarda

Eu sou a Maria Eduarda! Sou redatora no Blog do CV CRM. Busco apresentar as tendências e inovações do mercado imobiliário através de artigos e conteúdos ricos. Espero que possa conhecer e aproveitar os materiais que preparei para você!

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