Constantemente corretores de imóveis se deparam com situações adversas na rotina imobiliária. Um profissional autônomo precisa ter muita disciplina e planejamento para conseguir ter satisfação profissional e uma vida financeiramente estável.
A instabilidade do salário do corretor de imóveis é uma das questões mais recorrentes quando o assunto é planejamento, mas não é o único ponto a ser levado em consideração. Fatores como a concorrência, a sensibilidade do mercado imobiliário a questões externas e as novas tecnologias tornam a rotina imobiliária bastante fluida e mutável.
Nesse artigo vou te mostrar um pouco da rotina imobiliária de corretores de imóveis e quais são as boas práticas para ter sucesso na carreira e conseguir se adaptar ao mercado.
Sumário
A possibilidade de organizar as suas próprias tarefas pode ser ao mesmo tempo tentadora e desafiadora. O tempo que cada agente imobiliário usa para cada tarefa é muito particular, mas algumas delas estão presentes na rotina de qualquer corretor de imóveis. Algumas das tarefas básicas mais importantes são:
Envolve identificar a jornada de compra de cada um deles, listar imóveis que fazem parte de cada perfil, fazer cronograma de reuniões e visitas, dentre outras atividades de acompanhamento. Nesse conjunto de tarefas, um CRM pode ajudar bastante a sair do papel.
Depois de organizar a carteira de clientes é hora de pensar no atendimento. É importante ressaltar que o atendimento não diz respeito apenas ao momento do contato com o cliente, mas começa com um estudo sobre ele.
Colher as informações disponíveis antes de entrar em contato vai te ajudar a ter uma relação mais próxima com o cliente e também a mostrar autoridade, porque se você já entende o perfil do cliente antes de entrar em contato, já sabe que tipo de imóveis pode sugerir.
Follow up é basicamente o acompanhamento da jornada dos clientes. Faz parte do processo de atendimento, mas é interessante enxergar essa tarefa como independente do atendimento, poiso follow up tem mais o objetivo de criar relacionamento com o cliente do que fechar a venda.
É nessa etapa que o profissional consegue identificar falhas na jornada de compra do cliente. Muitas vezes a solução que o cliente busca não é a mais adequada para o problema que ele realmente tem. O seu papel é identificar se a demanda está alinhada ou não com os objetivos dele.
Lembre-se que esse contato precisa ter um objetivo. Respeite os horários de cada cliente e as formas de contato que cada um prefere (ligação, mensagem pelo whatsapp…). Todas essas informações, inclusive, precisam ser anotadas para que os acompanhamentos sejam personalizados.
Essa etapa pode dar muita dor de cabeça, mas se planejada com atenção vai acontecer da melhor forma possível. Para isso é interessante listar os documentos necessários em todas as etapas do processo (as etapas de negociação e informações do cliente) que se repetem em todos os atendimentos.
Se você consegue enxergar com clareza quais são os documentos básicos, consegue acelerar essa etapa. Uma dica é separar as listas por documentos do comprador, do vendedor e do imóvel. Alguns desses documentos são:
Acima listei algumas tarefas básicas na rotina imobiliário do corretor de imóveis. Entretanto para otimizar a rotina e a sua satisfação profissional outras tarefas precisam ser consideradas no seu planejamento. Algumas delas normalmente são negligenciadas pelos agentes imobiliários, mas não deveriam ser.
Mais do que focar no que fazer, precisamos estar atentos ao que deixamos de fazer. Por isso listei algumas dessas tarefas que os corretores de imóveis não costumam considerar no planejamento da jornada de trabalho, mas precisam contar como tarefas de rotina:
Reservar um tempo para ler notícias atuais, entender o que aconteceu durante o dia ou a semana te ajuda a identificar oportunidades e deve ser considerada uma atividade de rotina. Uma forma de fazer isso é assinar newsletter de portais de notícias do mercado imobiliário e sempre procurar pesquisas atualizadas sobre o mercado.
Não é impossível conseguir alimentar as suas redes sociais ou site durante o decorrer dos dias, mas imprevistos acontecem e nunca se sabe quando vai surgir uma tarefa mais urgente e tirar o seu foco. Quando você planeja esses conteúdos, precisa se preocupar com menos tarefas na sua rotina sem diminuir as chances de ter uma presença digital.
Já demos dicas de conteúdo para as redes sociais do corretor de imóveis aqui no blog do CV.
Um erro muito comum na rotina imobiliária é desconsiderar as etapas de pós-venda. Entrar em contato com clientes que já compraram um imóvel, por exemplo, é importantíssimo para que a sua presença no mercado seja sustentável.
É imprescindível separar um tempo para analisar os clientes que já fecharam uma compra, mesmo aqueles que fecharam há muito tempo. Nessa etapa é feito não só atendimentos de checagem como é possível e recomendável colher feedbacks dos clientes. Ninguém melhor do que eles para apontar as suas forças e fraquezas enquanto profissional.
Essas são as tarefas mais comumente esquecidas, mas é bom ficar atento aos erros nos hábitos da profissão. Veja alguns desses hábitos no vídeo abaixo:
Quais são as suas metas e em quanto tempo pretende atingi-las? Se você não consegue responder a essas perguntas com clareza precisa voltar algumas etapas antes de continuar. A sua produtividade depende dos hábitos que você adota para atingir o seu objetivo. Se você não tem esse objetivo em mente é difícil saber que hábitos precisa adotar.
Aproveite o final do ano para anotar tudo o que fez e o que pode melhorar no próximo ano. Deixe bem clara a sua meta para 2023: quanto pretende ganhar? Quantos imóveis precisa vender? O quanto precisa aumentar a sua carteira de clientes? Só então você vai fazer seus cronogramas diários.
Nessa etapa de planejamento considere antes estudar o mercado, ver quais são as tendências para o período que você está planejando, para que as suas metas sejam mais realistas e estejam alinhadas ao mercado.
Se quiser se aprofundar nas tendências para 2023, veja esse artigo.
Claro que todos os itens citados acima podem estar diretamente ligados ao uso de tecnologia. Um dos pilares que a tecnologia resolve é justamente a produtividade.
Sempre falamos aqui no blog do CV sobre o uso de tecnologia na experiência do cliente, mas quero focar aqui no uso para resolver problemas de produtividade. Conseguir mais agilidade nas tarefas diárias e poder acessar informações a qualquer momento, de qualquer lugar são exemplos de como estar conectado pode te ajudar a melhorar a sua rotina imobiliária.
Se você trabalha numa incorporadora que usa um bom CRM imobiliário e disponibiliza leads qualificados aos corretores, você está um passo à frente. Existem muitos aplicativos que podem te ajudar na sua organização e produtividade, mas o ideal é ter todas as funções que você precisa num só lugar, conectadas com toda a empresa.
Os aplicativos que vamos abordar aqui são ferramentas isoladas, que suprem a necessidade de funções diferentes. O uso dessas ferramentas é um ótimo passo para começar a sua organização pessoal e ter mais produtividade na sua rotina imobiliária:
Abordei nesse artigo questões particulares na rotina imobiliária do corretor de imóveis, mas claro que por trás de todas essas tarefas existe a necessidade de nutrir bons hábitos. Profissionais autônomos precisam ter em mente que sem bons hábitos de rotina fica muito mais difícil ter produtividade e seguir as dicas acima.
É sempre importante ter mente também que tarefas são obrigatórias, quais são as negligenciadas, as prioridades e o que pode ser feito num prazo maior. Se você partir do princípio, sem pular etapas, conseguindo enxergar com clareza onde você quer chegar, com certeza vai se tornar um corretor de sucesso.
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 600 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda.
Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, então acompanhe o Blog do CV e nos siga no Instagram.
Dentre muitas atividades de rotina de um corretor de imóveis destacam-se: Organizar carteira de clientes, realizar atendimento ao cliente e fazer follow up, resolver questões ligadas aos documentos do comprador, do vendedor e do imóvel, fazer a ponte entre vendedor e comprador, desenvolver estratégias de marketing pessoal.
Um dos principais pontos para aumentar a produtividade na rotina do corretor de imóveis é planejar a longo e curto prazo e subdividir as tarefas. Usar a tecnologia ao seu favor também pode aumentar muito a produtividade da sua rotina.
Existem muitos aplicativos que podem te ajudar na sua organização e produtividade, mas o ideal é ter todas as funções que você precisa num só lugar. Alguns que podem te ajudar a começar a organizar a sua rotina são:
Trello: aplicativo de workflow;
Canva: para layouts prontos;
Yupee: aplicativo para organização financeira;
Camscanner: para escanear documentos;
Docusign: para assinaturas digitais e eletrônicas.
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