Todo bom planejamento começa com projeções do processo de execução do projeto. Isso serve para qualquer atividade. Checklists tem papel fundamental nesse contexto. Em projetos de construção civil, o checklist de obra é muito importante por vários motivos, dentre eles o aumento da produtividade do time e o auxílio para prever possíveis problemas.
Independentemente do tamanho da construtora, o checklist de obra pode afetar bastante na qualidade da entrega do projeto. Por isso é preciso estar atento ao criar o checklist e não deixar nenhum ponto importante de fora.
Nesse artigo vou te mostrar como construir um checklist de obra, que etapas você precisa seguir para não errar e o que o checklist precisa ter.
O acompanhamento de uma obra pode ser bastante complicado se não for feito um planejamento minucioso. Precisam existir processos eficazes de fiscalização que permitam que o gestor tenha uma visão completa das etapas e consiga perceber com rapidez se algo sair do planejamento.
As atividades do gestor no canteiro de obras envolvem:
Sem um checklist é muito provável que alguma tarefa se perca durante a execução da obra. Por isso é importante ter um checklist de obra que contemple todas essas atividades e que vá desde serviços preliminares até o acabamento da obra.
Abaixo listei os principais itens que precisam estar no checklist de obras. Lembrando que essa lista pode variar conforme as necessidades de cada projeto.
Antes de iniciar a obra, reserve um tempo para reunir todas as informações possíveis para preencher essa lista. Com esses direcionamentos criados, você vai conseguir prever possíveis erros e melhorar a performance da obra.
Os documentos necessários para a execução da obra variam de acordo com as regras de cada estado. Mas alguns dos principais documentos são:
Dentre outros documentos necessários. Certifique-se que tem todos esses documentos em mãos no momento de preencher o checklist da obra.
Veja o vídeo abaixo para entender melhor sobre os documentos para iniciar uma obra:
A gestão da segurança nos canteiros é papel da construtora e precisa estar no seu checklist de obra a checagem dos fundamentos, legislações e procedimentos operacionais e administrativos para atendimento às Normas Regulamentadoras.
Confira o Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de obra da CBIC.
Ter o projeto bem estruturado vai ajudar o gestor a coordenar possíveis mudanças e a se comunicar melhor com os responsáveis pela execução da obra a respeito de detalhes técnicos.
Um projeto de obra tem 4 disciplinas:
Tenha toda a documentação preparada antes de iniciar a obra.
Para não haver riscos de faltar materiais durante a obra e para que o orçamento para suprimentos e materiais seja usado de forma inteligente, faça uma lista de quantidade de materiais ainda durante a fase do planejamento do projeto.
Um software de metodologia BIM pode ser muito útil, pois elabora essa lista de quantidade a partir das informações do projeto.
O cronograma da obra, de forma geral, precisa conter todos as atividades que serão desenvolvidas no canteiro de obras em ordem cronológica. Muitas delas que já estão nesse checklist de obra. Um exemplo de atividades, na ordem:
Claro que esses itens podem mudar de acordo com as necessidades de cada obra. A sua equipe de mão de obra provavelmente vai ter esse checklist, mas é interessante que o gestor consiga acompanhar as etapas.
É uma das primeiras atividades que será executada no canteiro de obras. Envolve a limpeza e nivelamento (se necessário) do terreno antes do início da construção. Também envolve a marcação e demarcação das áreas de acordo com o projeto.
A infraestrutura básica é a estrutura de apoio dos profissionais que vão trabalhar no canteiro. São as instalações temporárias como barracões, banheiros, escritórios e áreas de armazenamento.
Na etapa de fundação vai acontecer a escavação e preparação do terreno para a fundação, concretagem e instalação de formas, instalação de vigas e estruturas de suporte.
Fase do checklist de obra em que vai haver a montagem e elevação das estruturas principais, como pilares, vigas e lajes e a instalação de sistemas estruturais como vigas de fundação e estruturas de suporte.
Nesa etapa são instaladas toda a estrutura de fiação, tomadas, painéis elétricos, iluminação, encanamentos, tubulações de água e esgoto, dispositivos de drenagem.
É importante ter mais uma lista de todos os materiais que serão usados nessa etapa, atividades executadas e responsáveis por cada uma.
Nas fases finais de acabamento e limpeza será feito o refinamento da obra, as instalações de portas, janelas, molduras e guarnições, a aplicação de revestimentos externos e internos e a limpeza de toda a área.
A limpeza inclui o descarte correto de entulhos e a gestão de resíduos com base nas premissas sustentáveis.
Nessa etapa é preciso levar em conta os padrões de qualidade e os regulamentos da construção e checar se tudo está em conformidade.
Também são feitos os testes finais de funcionamento e segurança de sistemas e equipamentos instalados.
Fase de preparação da obra para ser entregue ao cliente. Também é o momento de checar se todos os documentos da obra estão em conformidade.
Também é na fase de finalização que o As Built é produzido, de modo a comparar o projeto com o resultado final da obra.
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