A promoção mais esperada do ano está a 24h de acontecer. Sim, movimentando setores e oferecendo benefícios indiscutíveis ao cliente, a Black Friday desponta como uma grande tendência para diferentes nichos. E, é claro, nós não ficamos de fora: existe Black Friday no mercado imobiliário e, hoje, vamos falar melhor sobre ela.
Sumário
Black Friday significa “sexta-feira preta” ou “sexta-feira escura”. A origem do termo remonta ao final do século XIX e causa controvérsias, tanto por ter estado atrelado a práticas comerciais ilegais, quanto por seu próprio título.
Mas o que se sabe é que hoje a conotação da Black Friday é totalmente diferente de sua história originária.
Assim, atualmente a Black Friday é um dos maiores eventos comerciais do mundo. Sua maior característica é a aplicação da “queima de estoque”, ou seja, os produtos e serviços são oferecidos com descontos competitivos e muito atraentes.
A premissa da Black Friday é relativamente simples: na última sexta-feira do mês de novembro, as empresas oferecem descontos incríveis que duram até as 23h59 do dia. Ou seja, os clientes têm exclusivamente aquele dia para adquirir seus produtos.
Todavia, o conceito já foi revisitado e adaptado por inúmeros lojistas. Hoje existem vertentes como:
E por falar em lojistas, pode-se dizer que eles são os mais engajados na promoção, é o que diz os dados da Alshop divulgados pela Agência Brasil, 62,5% lojistas planejaram fazer promoções no PDV durante o evento em 2021.
A Black Friday já está sendo aplicada ao mercado imobiliário.
Mas, a ideia continua igual: criar promoções e condições especiais que despertem o interesse do cliente em alugar ou comprar seu imóvel. Quais serão essas condições dependerá de você, mas existem algumas promoções que costumam dar certo:
Existem algumas formalidades que devemos seguir ao nos comprometer em participar da Black Friday: primeiro, nada de aumentar preços em outubro para em seguida “criar uma promoção” em novembro. Isso aniquila o valor da proposta da Black Friday e também passa uma ideia equivocada sobre sua incorporadora.
Segundo, não force a barra. Em outras palavras, você tem condições de criar promoções durante a Black Friday? Se sim, corra para o abraço, se não, pense noutra saída. Afinal, os riscos de perder dinheiro são altos numa promoção como essa.
Terceiro, planeje! Promoção sem planejamento não funciona, então crie sua margem prevista de lucro e perda, crie métricas a comparar ao final da campanha e se planeje bem antes de criar descontos competitivos.
Crie uma Black Friday consciente. Pense em todos os pontos e vá marcando aqueles que fazem sentido para a realidade da sua incorporadora. Elaborei um checklist básico da Black Friday para que você entenda o que precisa ser levado em consideração na promoção.
Nem só de promoções vive o mercado. Se sua empresa não está em condições de oferecer grandes descontos, mas ainda assim quer marcar presença na Black Friday, há opções plausíveis!
A maior dela é a entrega de duplo valor. Essa estratégia nada mais é do que vender o produto pelo preço normal, mas entregar alguma outra coisa em conjunto. Como um brinde, por exemplo.
Acompanhe essas opções viáveis: “Na compra de um imóvel, ganhe…”
Como em todos os demais setores, a Black Friday começa e acaba dia 25 de novembro. No entanto, existe a possibilidade de estender a promoção decorrente dela até o fim do mês, 30 de novembro. Vale pontuar que isso geralmente ocorre no Black November, que leva a promoção para todo o mês.
Alguns dos impeditivos de estender a Black Friday são ações posteriores como a Cyber Monday. Mas, se você não está familiarizado com o termo, conheça-o agora:
Em clima de Copa, o CV CRM também entrou na Black Friday. Nossa ideia é te oferecer a melhor solução em gestão comercial imobiliária pelo menor preço possível, do jeitinho que a Black Friday pede.
Somamos 5 soluções, 9 módulos e mais de 365 benefícios para incorporadoras, construtoras e loteadoras de todo o Brasil. E por falar em Brasil, é importante ressaltar que o CV possui clientes em todos os estados do país, marcando presença no território nacional.
E o que a sua empresa pode levar para casa com a Black Friday CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 600 incorporadoras clientes e 100 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
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