Você já deve saber, ou pelo imaginar, o quanto é primordial estar presente no mundo digital, atualmente e junto a ela a automação de marketing. A internet é imensa, existem pessoas por todas as partes, e elas estão falando, discutindo, opinando debatendo, etc.
No entanto, onde eu quero chegar, vai muito mais além disso. Com todo o avanço tecnológico e do Marketing Digital, a internet deve ser um ponto em questão muito trabalhado quando o assunto é conversão de clientes e vendas.
O seu público está presente, você só precisa identificar quem são. Mas como atraí-los? Como identificar o seu público e começar a trabalhar em cima dele? É agora que entra o que vamos discutir hoje: Automação de Marketing!
Se você já sabe o que é, fica com a gente, tenho certeza que você vai aprender um pouco mais. Você não sabe o que é? Então se prepara, este artigo é especialmente pra você, temos total convicção que você vai sair daqui sabendo tudo sobre todo o processo de Automação e como se beneficiar dele! Vamos lá!
Automação de Marketing é o uso da tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, possibilitando o aumento das vendas sem precisar de mais vendedores. Através dela, você consegue acompanhar e agir de forma personalizada com o seu público, uma oportunidade para melhorar relacionamento e aumentar as vendas.
Por meio desta ferramenta, há reduções no trabalho manual do seu time de marketing e, consequentemente, aumentam a eficiência, já que diminui o tempo gasto com as tarefas.
Com o auxílio da ferramenta de Automação de Marketing, você vai poder:
Com outras palavras, a Automação de Marketing possibilita entender e agir de forma personalizada com as pessoas que interagem com sua incorporadora. Hoje, você não deve somente vender, é essencial construir um relacionamento com seu público e cliente. Desta forma, além de você garantir a recompra, capta mais clientes para a sua empresa.
Mas como definir ações a serem tomadas para construir um relacionamento? É aqui que a ferramenta entra em ação. A Automação de Marketing te permite entender o interesse do seu Lead e em qual estágio de compra ele se encontra. Assim, você consegue tomar as ações corretas e ele receberá as informações que precisa para dar o passo adiante na jornada do cliente.
A Automação de Marketing consiste em 3 partes:
Como já falado acima, para se construir um bom relacionamento, você precisa conhecer bem seu cliente para que assim possa executar ações que o aproximem da sua sua empresa.
Entretanto, colher essas informações e reuni-las não é um trabalho fácil. Através da Automação de Marketing, você tem a possibilidade de visualizar as interações dos seus clientes com a sua empresa, saber quais e-mail foram abertos e quais páginas de site foram navegadas.
Informações assim são cruciais para segmentar a base de leads, personalizar o conteúdo e assim ter uma melhor qualificação de potenciais clientes para o seu processo de vendas.
Com a Automação de Marketing, tarefas como enviar e-mail marketing, divulgar nas mídias sociais, elaborar páginas persuasivas no site, desenvolver conteúdo interessante para os leads em todos os estágios no funil de vendas, criar anúncios no Adwords e muito mais, se tornam automatizadas e isso reduz drasticamente a execução dessas tarefas.
Pense comigo, se você planeja uma estratégia e a executa, o mínimo que você pode esperar é um relatório para saber se houve um bom resultado e definir, a partir daí, se está no caminho certo, correto?
Informações assim, apesar de sempre serem disponíveis no Marketing Digital, geralmente mostravam o resultado de forma que segmentados. Você precisaria reunir todos os relatórios para poder ter uma ideia do que estava acontecendo.
Através das ferramentas de Automação de Marketing, hoje é possível que você tenha os relatórios com mais clareza e rapidez, sem precisar de muito esforço. Assim, descobrir quais ações estão dando melhores resultados e quais não estão indo muito bem acabam sendo definidas com mais rapidez e eficiência.
Nós sabemos que lidar com vários contatos e clientes é uma rotina muito cansativa e repetitiva, ainda mais para empresas grandes. No entanto, com a automação todos esses processos, tarefas e ações são facilitados diariamente a vida do seu time, além de melhorar o gerenciamento da empresa.
Mas e se a empresa for pequena? Embora uma empresa pequena tenha condições de realizar estes processos de forma manual, ainda sim é sugerível que haja um gerenciamento, até mesmo para a própria organização da empresa. Neste caso, é da capacidade da sua incorporadora, investir ou não em automação.
Mas você sabe quais são os benefícios de uma automação? É o que veremos agora!
Sua empresa possui uma jornada do cliente bem definida? É essencial para os negócios que buscam gerar novos clientes. Como falado acima, com uma jornada do cliente você consegue descobrir o nível no qual seu lead se encontra e assim executar ações personalizadas para o lead em questão.
Mas se a sua empresa já possui uma jornada do cliente bem definida, se torna muito mais fácil para você criar estratégias e processos que te auxiliem a atrair e converter mais leads.
Através de uma ferramenta de automação, se torna extremamente simples e mais fácil conquistar novos clientes.
Sua empresa não pode estar focado, totalmente, em vender. Você precisa ter em mente que é muito importante cultivar uma relação com seus clientes. Sabe por quê? Porque muitas vezes uma pessoa pode não estar interessado no seu produto ou serviço, mas amanhã pode estar.
Cultivando uma boa relação com seus clientes, você estará acompanhando-o rotineiramente, nutrindo o relacionamento com conteúdos educativos e muito úteis, sendo assim deixando-os preparados para o momento da compra.
Este acompanhamento de forma pessoal, ou seja, personalizada, aumenta as chances de oportunidades de venda para o seu time. Além da possibilidade da recompra por parte de seus clientes mais antigos e que, ocasionalmente, possuem uma relação duradoura com sua empresa, existe a possibilidade de, através das ações personalizadas, você alcançar o momento de compra daquele cliente.
Até aqui você já deve ter descoberto que, através de uma ferramenta de automação, você consegue acompanhar, gerir e nutrir seus clientes e leads. Desta forma, você tem a possibilidade de conhecê-los melhor e assim reduzir os erros e ser mais assertivo no atendimento de futuros clientes. Assim, o processo de compra se torna mais ágil e eficaz.
Já vimos tudo sobre o que é automação e os seus benefícios, agora é hora de conhecermos as suas funcionalidades, ou seja, em quais pontos uma boa automação pode colaborar com estratégias de marketing. A seguir, abordaremos 3 funcionalidades essenciais que uma boa ferramenta de Automação de Marketing deve ter.
Através das ferramenta de automação, se torna mais fácil gerenciar sua base de leads. E é por isso que estas ferramentas são uma mão na roda para o seu time de Marketing. Com a ajuda delas você pode:
A partir das ferramentas de Automação de Marketing, você pode ter uma integração com um CRM (Customer Relationship Management) ou gestão de relacionamento com o cliente. Agora, é possível acompanhar a passagem dos leads qualificados e armazenar todo o histórico de suas interações com os contatos.
Como já discutido acima, é importante para toda empresa que se tenham relatórios mostrando os resultados das ações e estratégias da própria empresa. A mensuração e avaliação dos resultados é essencial para entender o caminho pelo qual o negócio está indo e assim fazer as melhorias;
Você até já sabe, mas é sempre bom ressaltar a importância de uma boa ferramenta de Automação de Marketing para produzir relatórios e assim ter informações mais detalhadas e bem mais confiáveis.
Com este artigo, vimos como é essencial sua empresa investir em ferramentas de Automação de Marketing. Também descobrimos o que são estas ferramentas, para que servem e quais são seus benefícios.
Como qualquer outra empresa hoje em dia, é necessário que você busque para o seu negócio, ferramentas que diminuam o tempo de execução de tarefas e processos, até porque já entendemos que quanto menos tempo gasto, mais dinheiro pode ser ganho.
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