Dentre todos os processos que compõem sua jornada comercial, eu conheço um que atua do princípio ao fim da venda: o atendimento. Você começa atendendo um lead, depois um cliente e, com sorte, passa a atender um defensor da marca. O truque, no entanto, está em como saber conduzir essa pessoa para que ela, de fato, passe de cliente a aliado: esse truque, acredite, está num atendimento de qualidade.
Mas como atender bem no mercado imobiliário? Como garantir a satisfação do seu cliente quando a coisa mais importante é o fechamento da venda, e nada mais?
Neste texto, quero te ensinar os segredos do atendimento de qualidade. Aqui, você verá que é mais simples do que parece dar ao cliente imobiliário a atenção, dedicação e carinho que ele tanto merece.
Sumário
Um atendimento de qualidade é aquele que prioriza as necessidades do cliente e o coloca em primeiro lugar antes, durante e após a compra.
Diferentemente do que se pensa, os retornos físicos de um atendimento de qualidade são instantâneos: a geração dos millenials, grupo-foco na venda de imóveis, alega estar disposta a gastar 21% a mais para receber um bom atendimento. (Business Wire)
Sophia Martins, CEO da Mitre Vendas e convidada do 36º episódio do podcast CV na Prática, no qual este artigo é inspirado, conta sobre a experiência de compra imobiliária que a fez repensar o atendimento ao cliente no mundo dos imóveis:
Citação “[Muitos anos atrás] eu estava procurando um apartamento para comprar, e eu tinha tido experiências muito ruins. Eu tenho até hoje um apartamento que, na hora de comprar, sabe aquele pânico? Porque você olha e pensa ‘como eu não vi isso? O vendedor me falou que era uma coisa e não era…’” _ Sophia Martins, CEO da Mitre Vendas
Então, perceba, uma experiência ruim pode impactar diretamente a forma como o comprador interage e se expõe para o mercado. Mas, para a sorte do setor, essa mesma experiência ruim transformou Sophia numa perita em atendimento ao cliente.
Suas lições nós aprenderemos agora.
Existem diferentes tipos de pessoas para atender no mercado imobiliário. O público, de modo geral, pode ser qualquer pessoa que interaja direta ou indiretamente com sua marca. O lead, por outro lado, é aquele que já demonstrou qualquer tipo de interesse no seu negócio. O cliente, por fim, é aquele com quem você fez negócio.
Mediante essas considerações, é interessante destacar as diferenças entre esses três tipos de atendimento.
Embora cada mercado se adeque ao seu perfil de cliente, entendendo suas particularidades e necessidades naquele momento, existem boas práticas que devem ser trazidas para qualquer setor. Isso porque atendimento de qualidade não é receita de bolo, mas precisa de pequenas regras para atingir seu potencial máximo. Então…
Todo negócio de sucesso, incluindo o mercado imobiliário, é sustentado por três grandiosos pilares. São eles: pessoas, processos e tecnologia. A tecnologia, logicamente, foi a última a integrar o sistema, tendo sua eficiência comprovada, sobretudo, após a Revolução Industrial.
Por incrível que pareça, o atendimento de qualidade se relaciona simultaneamente aos três pilares. Entenda como:
Você pode automatizar seus processos o quanto quiser, mas as pessoas sempre estarão na base do seu atendimento. Atender é uma atividade humana, afinal de contas, pois ela requer escuta ativa, empatia, capacidade de quebra de objeções e persuasão.
Ou seja, o atendimento é fundamentalmente feito por e para pessoas.
Assim como atendimentos precisam de pessoas, eles também necessitam de processos. Sem processo, seu contato com o cliente fica perdido, sem próximo passo. Isso contribui para que o comprador se sinta deixado de lado, negligenciado.
Por tabela, sua empresa também deixa de mensurar e metrificar esses pontos de contato, o que em nada contribui para um atendimento de qualidade.
Finalmente, chegamos ao último pilar. Você deve estar se perguntando “Então quer dizer que o atendimento precisa da tecnologia?”, ao passo que eu te respondo “Não”. Porque é verdade, o atendimento precede (e muito) a tecnologia.
Contudo, isso não significa que um não possa se beneficiar do outro. Muito pelo contrário! O atendimento pode não precisar da tecnologia, mas com certeza se torna mais ágil ao lado dela. Pense, por exemplo, no uso de atendentes virtuais para resolução de problemas simples: sozinhos, atendentes humanos dificilmente conseguiriam atender tantas pessoas simultaneamente.
Se você, assim como eu, gosta de falar sobre tecnologia, confira os textos:
Para Sophia Martins, o atendimento ao cliente envolve um só problema: muitos sabem o que fazer, mas poucos o fazem. A fala da CEO reflete um certo tradicionalismo do mercado, que não procura sair da zona de conforto e fazer diferente.
Aos olhos de Sophia, as seguintes habilidades devem ser desenvolvidas num corretor de imóveis que deseja fazer um atendimento de qualidade:
Compreenda cada uma dessas habilidades pela ótica da especialista em atendimento de alto luxo Sophia Martins.
Atendimento de qualidade não é atender muito bem no primeiro contato. É atender com o mesmo grau de importância em todos os contatos. Não adianta um único bom contato seguido de atendimentos rasos, pois o cliente entende a relevância que tem dentro da sua incorporadora a partir desses contatos.
Seja constante em seus atendimentos, trate o cliente sempre com o mesmo grau de importância, independentemente se ele já comprou ou não.
É comum ouvirmos “faça pelos outros o que gostaria que fizessem por você”. Mas, para Sophia Martins, cada cliente é um universo. Com seus próprios desejos e necessidades, seu cliente precisa ser atendido como ele gostaria, não você.
Sabendo disso, compreenda o que ele quer e entregue aquilo que ele merece.
Conheça seu cliente. Isso envolve não apenas entender suas ambições, seus pontos altos, mas também suas dores. Tendo noção das dores do seu cliente, encantá-lo se torna muito mais fácil e, com isso, um atendimento de qualidade é cada vez mais simples de conseguir.
Para ilustrar essa dica, Sophia traz um exemplo comum:
Citação “As pessoas querem resolver o problema delas. ‘Eu preciso de um apartamento maior porque minha família cresceu’, então procure o maior, não venda para ele o que você não tem. É como quando você vai comprar um sapato e fala ‘Quero o rosa!’, e o vendedor te traz cinquenta cores, menos o rosa”. _Sophia Martins, CEO na Mitre Vendas
Tentar vender para o cliente algo que ele não quer é a receita perfeita para frustrá-lo, perder a venda e não conseguir ser indicado por aquela pessoa para amigos e familiares.
Transparência é a base do atendimento de qualidade. Sempre priorize a sinceridade ao se comunicar com seu cliente. Assim, você vai conquistar sua confiança e garantir muito mais qualidade à venda: perceba que, ao ser transparente e sincero, seu cliente apresenta menos objeções e te permite falar, propor novas ideias e se comunicar melhor.
Atendimento de qualidade é aquele que coloca o cliente como protagonista. Esse tipo de atendimento foca nas necessidades do cliente e geralmente pratica escuta ativa, quebrando objeções de forma rápida e sem dificuldades.
Dentre as principais coisas que você pode fazer para prestar um atendimento de qualidade, destacam-se as seguintes dicas:
1. Tenha constância
2. Não atenda como você gostaria de ser atendido
3. Entenda suas dores
4. Entregue a solução que seu cliente quer
5. Seja transparente
A melhor forma de atender um cliente é humanizando o contato e sendo claro em suas informações. Dê informações sucintas, tire todas as dúvidas que surgirem e se disponha a falar com ele noutros momentos.
Se você gostou do que leu até agora, considere a possibilidade de ouvir o episódio completo sobre atendimento de qualidade no podcast CV na Prática. Nele, convidamos Sophia Martins para falar sobre sua experiência como CEO na Mitre Vendas e especialista em atendimento ao público.
Sophia Martins desde cedo focou sua carreira em desenvolver e capacitar pessoas, utilizando os conceitos do mercado de luxo empregados a todo e qualquer segmento do mercado imobiliário. Confira sua participação no CV na Prática:
O podcast CV na Prática nasceu a partir de uma necessidade latente: compreender o mercado imobiliário e suas inúmeras possibilidades. Nosso podcast foi pensado para integrar pessoas e compartilhar experiências dentro do setor, compreendendo como diferentes forças atuam e se complementam no mercado imobiliário.
Este texto é parte de um dos nossos muitos episódios. Por lá, trazemos sempre pessoas de alta relevância no mercado nacional para agregar conhecimento, partilhar informação e contribuir para a educação do setor.
Saiba mais sobre o podcast do CV, o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país. Acompanhe o CV na Prática!
Do primeiro contato à venda: o atendimento de leads é uma etapa decisiva para o…
Investir em um CRM pode aumentar a eficiência operacional e proporcionar uma vantagem competitiva para…
Otimize a gestão da sua incorporadora com um CRM imobiliário. Tenha bons processos, priorize a…
Utilizar ferramentas de vendas para incorporadoras é uma maneira de otimizar os processos do seu…
O Construsummit é um dos maiores eventos de construção civil da América Latina. Saiba agora…
Estar à frente no mercado imobiliário requer estratégias diferenciadas e campanhas imobiliárias capazes de converter…