É inegável que a aproximação entre pessoas e tecnologias vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. No âmbito comercial, uma das ferramentas que mais ganhou destaque foi o uso de assistente virtual para atendimento ao cliente.
Novas tecnologias como Business Inteligence, Big Data e Inteligência Artificial surgiram para mudar a forma como as empresas trabalham e se relacionam com seus clientes. O uso de assistente virtual nas estratégias de comunicação está entre as principais inovações existentes e veio para ficar.
Os chatbots, como também podemos nomear o assistente virtual, trazem agilidade no diálogo com o público, auxiliam na comunicação interna da empresa e melhoram o processo de vendas.
Se pegarmos a palavra chatbot e traduzirmos para o português, teremos bate-papo (chat) e robô (bot). Ou seja, o assistente virtual, a princípio, é um robô que dialoga com o seu cliente ou com a sua equipe, a depender da forma que você decidir utilizá-lo.
Basicamente, podemos dizer que se trata de um sistema de inteligência virtual programado para auxiliar pessoas e empresas em determinadas tarefas. No âmbito pessoal, os chatbots já deixaram de ser novidade para muitas pessoas. Você mesmo conhece alguns: Alexa da Amazon, Siri da Apple e a Lu da loja Magazine Luiza ou Magalu.
Neste artigo, o Blog do CV vai focar nos impactos positivos que um assistente virtual pode causar nos negócios de uma empresa e mostrar por que incorporadoras, construtoras e imobiliárias não devem abrir mão dessa tecnologia.
Entenda com mais detalhes o que é um assistente virtual.
Para atender às novas demandas de comportamento dos consumidores geradas devido à pandemia e ao aumento das vendas online, os chatbots tornaram-se aliados das empresas. Atualmente já existem mais de 200 mil assistentes virtuais produzidos por mais de 90 empresas diferentes no Brasil.
De acordo com a Câmara Brasileira da Economia Digital, as vendas do e-commerce aumentaram 73% em 2020 no comparativo com 2019. Uma outra pesquisa, realizada pela Ebit/Nielsen, apontou que 13 milhões de pessoas se tornaram novos consumidores online.
Os chatbots atuam recepcionando esses clientes online e os ajudam a obter informações e concretizarem suas compras. Uma das suas muitas vantagens é a possibilidade de atendimento a qualquer hora do dia e da semana. Esse mecanismo já é muito utilizado também no mercado imobiliário.
Um assistente virtual bem desenvolvido armazena as informações dadas pelo cliente e as resgata num possível novo contato. Além de processar todo o conteúdo do bate-papo, o chatbot vai se aperfeiçoando e pode transformar um simples curioso em cliente em potencial.
O mercado imobiliário é um setor que está sempre acompanhando as inovações tecnológicas e, obviamente, não está de fora das novidades relacionadas à inteligência virtual. A Lumis Construtora e Urbanismo, em Santa Catarina, é um exemplo disso.
Ao acessar o site da empresa, imediatamente o consumidor é abordado pela assistente virtual. À medida que o contato vai se estabelecendo, a assistente virtual responde perguntas frequentes, envia conteúdos e armazena informações fornecidas pelo cliente.
Mas o potencial de um assistente virtual vai além disso. O chatbot pode, ainda, realizar pesquisas automatizadas, gerar leads, realizar reservas e indicar imóveis.
Além disso, engana-se quem acredita que esses robôs estão disponíveis apenas nos sites das empresas. É possível implantá-los em aplicativos de troca de mensagens como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram, por exemplo, além de utilizá-los em ligações telefônicas.
A Lumis implantou o seu primeiro chatbot em 2019 após realizar um benchmark com empresas de alto nível de tecnologia e de atendimento. A assistente virtual Lia (Lumis Inteligência Artificial) começou na construtora entregando segunda via de boleto para os clientes.
Com o passar dos anos, o chatbot foi aprimorado e a Lia começou também a responder questões levantadas pelos clientes e emitir documentos, como informe para pagamento de imposto de renda, por exemplo.
Atualmente, a empresa atua com um outro chatbot, o Leo, que tem o atendimento voltado para prospectar leads. Enquanto a Lia atende quem já é cliente, o Leo envia informações para possíveis consumidores, de acordo com o tipo de empreendimento que eles procuram.
Já abordamos aqui no Blog do CV como a utilização de um CRM completo é essencial para a gestão do seu negócio no mercado imobiliário. Aproveite para ler o nosso artigo “Os 9 problemas comerciais que um CRM imobiliário pode resolver”.
Entre as diversas funcionalidades e facilidades que um CRM imobiliário traz para as incorporadoras e construtoras está a integração com soluções de mercado para gestão comercial. O CVCRM oferece mais de 30 opções de integração e você pode conhecer cada uma delas no nosso site.
Em relação à integração de chatbots, podemos destacar Jivochat, Contako, Weni, Botmaker e Take Blip. E o que significa essa tal integração? Trata-se de um ecossistema que faz com que essas plataformas trabalhem junto com o seu CRM, neste caso com o CV – Construtor de Vendas.
Através dos chats automatizados, os leads caem diretamente no funil de vendas do CVCRM, otimizando o tempo de trabalho da equipe e oferecendo mais recursos. Com a modernização desse processo, é possível impulsionar resultados de forma digital.
A equipe consegue acessar o histórico da conversa realizada pelo assistente virtual, pois as informações vão diretamente para a linha do tempo do seu lead no CRM. Já os gestores, eles podem analisar métricas disponibilizadas pela união das plataformas para uma análise mais assertiva do mercado.
O grande impacto de um assistente virtual para o seu negócio está no ganho de tempo que você tem ao automatizar algumas tarefas rotineiras e repetitivas. Ao deixar o chatbot resolver questões mais simples, você e sua equipe tem mais tempo para focar em problemas complexos e soluções mais estratégicas, essenciais para o crescimento e sucesso de um negócio.
Caso você ainda não tenha se convencido a utilizar chatbots na comunicação do seu negócio imobiliário, listamos aqui os principais benefícios dessa tecnologia:
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM – Construtor de Vendas, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV CRM te permite ter um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Da prospecção de leads à prestação de assistência, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos. Acesse o site do CV e saiba mais!
Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, gestão de vendas, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.
Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts aqui no Blog do CV!
Do primeiro contato à venda: o atendimento de leads é uma etapa decisiva para o…
Investir em um CRM pode aumentar a eficiência operacional e proporcionar uma vantagem competitiva para…
Otimize a gestão da sua incorporadora com um CRM imobiliário. Tenha bons processos, priorize a…
Utilizar ferramentas de vendas para incorporadoras é uma maneira de otimizar os processos do seu…
O Construsummit é um dos maiores eventos de construção civil da América Latina. Saiba agora…
Estar à frente no mercado imobiliário requer estratégias diferenciadas e campanhas imobiliárias capazes de converter…