Construtoras e Incorporadoras

10 Dicas para uma administração de construtora bem-sucedida

A administração de construtora é uma ação essencial para construir um projeto bem-sucedido dentro do setor de construção civil. 

Os processos que transformam um projeto imobiliário em algo concreto são diversos e precisam estar bem estruturados para minimizar retrabalhos e interrupções. Para automatizar e potencializar as tarefas de cada etapa é preciso se organizar de forma correta. 

Assim, pensando na construção do seu conhecimento sobre as fases principais de uma administração de sucesso, irei apresentar nesse artigo 10 dicas que o ajudarão a desenvolver uma administração de construtora bem-sucedida. E então, vamos juntos nessa?

10 Dicas para obter uma administração de construtora bem-sucedida

Administrar uma empresa de construção pode não ser uma tarefa básica devido à quantidade de etapas que duram desde a projeção de um empreendimento até o seu lançamento. Mas, com os constantes avanços das tecnologias que compõem o mercado imobiliário a administração de construtora se torna uma ação automatizada e assertiva

Ainda assim, cada parte do processo da execução de um projeto é essencial e deve ser altamente efetiva para tornar o negócio bem-sucedido em sua finalização. Por isso, irei apresentar 10 dicas para que você impulsione a administração da sua construtora

1. Estruturação Estratégica

Para desenvolver uma administração de construtora bem-sucedida é preciso estruturar os processos de forma estratégica. Isso significa que antes de iniciar a execução de um projeto é necessário fazer uma análise das condições do setor imobiliário para definir as metas a serem alcançadas durante a construção do empreendimento

Através disso as construtoras civis definem e desenvolvem a visão e a missão das empresas, direcionando-se para o estabelecimento dos objetivos tanto do projeto, quanto do próprio negócio. As metas devem ser alcançáveis, mas não significa que devem ser menos desafiadoras, e precisam elevar as possibilidades de expansão da receita da construtora, assim como a abordagem inovadora e a excelência da experiência do cliente

2. Gestão de Projetos

Após obter a estrutura das ações e alocar os recursos necessários para construir um projeto de forma organizada e assertiva. A administração de construtora deve buscar o crescimento dentro do mercado imobiliário através da expansão das áreas e o desenvolvimento de projetos diante das tendências do setor

Com a gestão de projetos a construtora consegue determinar a utilização de recursos e implementar estratégias operacionais que automatizem a verificação do andamento das tarefas. Também é nessa etapa que o planejamento financeiro, contratual e de equipamentos é definida para minimizar o risco de desvios no orçamento e obter um plano de gastos eficiente

3. Gestão de Qualidade

Para efetivar a construção por administração é preciso definir e supervisionar os padrões de qualidade estabelecidos para a execução dos projetos. Isso deve incluir a seleção de: 

  • Materiais de Qualidade
  • Equipamentos de Segurança
  • Padrões de Execução

Além disso, é necessário realizar inspeções para garantir o controle de qualidade de todas as etapas do projeto e identificar possíveis problemas, agilizando assim a resolução de intercorrências. A administração de construtora também é responsável pela realização de testes de qualidade e análise da conformidade, resistência, desempenho e durabilidade tanto dos materiais, quanto dos equipamentos necessários para a realização do projeto. 

4. Avaliação de Melhorias

Após a conclusão das etapas citadas anteriormente a administração de construtora se torna focada na identificação e definição de melhorias para a execução assertiva do projeto. Para desenvolver uma avaliação efetiva é preciso definir quais são os critérios e métricas específicas como: 

  • Redução de custos
  • Expansão da eficiência
  • Potencialização da qualidade
  • Ampliação da satisfação do cliente

A identificação de melhorias só pode ser concluída após a análise dos resultados e a verificação da efetividade das estratégias aplicadas. Dessa forma, identificar os efeitos, ganhos e oportunidades da administração de construção efetiva se torna algo ágil

5. Gestão de Contratos

Uma das bases mais importantes da administração de construtora é o gerenciamento assertivo de todos os contratos ligados ao projeto. Assim, todo o contrato de construção, equipe, equipamentos, fornecimento e de seguro está alinhado à responsabilidade da empresa. 

Dentre as tarefas dessa gestão estão a elaboração e verificação do: 

  • Contrato de Administração de Obra
  • Contrato de Construção por Empreitada
  • Contrato de Construção de Imóvel

É através desses contratos que a administração de construtora se estrutura de forma organizada, segura e legalmente adequada. Por isso, é preciso contatar um advogado especializado para cada tipo de contrato e o dando a responsabilidade de revisar e validar as documentações. 

6. Adaptação à Sustentabilidade

Com o mercado imobiliário se adequando às práticas sustentáveis é claro que a administração de construtora deve ter uma etapa especialmente definida para a aplicação dessas metodologias. As empresas devem integrar a utilização de materiais ecológicos no canteiro de obras, promover a eficiência energética e incluir uma gestão de resíduos assertiva. 

Inserir no projeto as tecnologias de energia renovável e a reutilização de materiais da própria construção colabora com o desenvolvimento das iniciativas sustentáveis e amplia o alcance da construtora em relação às práticas ecologicamente corretas

7. Adequação da Equipe

A contratação de profissionais de excelência para desempenhar cada função dentro do projeto é uma responsabilidade da administração de construtora. Assim a realização de processos de seleção com base na experiencia e habilidades dos profissionais e o investimento em treinamentos, programas de capacitação e atualizações sobre as tendências tecnológicas que automatizam processos dentro e fora do canteiro de obras

A administração de obras deve ser desenvolvida a partir de um ambiente colaborativo, de cumprimento das metas, desenvolvimento de perspectivas e diversidade cultural para ajustar a equipe. Por isso, é preciso contar com um administrador de obra que enxerga a liderança qualitativa, apoie a equipe, verifique a saúde do ambiente de trabalho, gerencie conflitos e tome decisões com base na resolução ágil. 

8. Gestão Financeira

A saúde financeira da construtora é extremamente importante e obter uma gestão sobre contas a receber e a pagar, por isso, o gerenciamento e monitoramento do orçamento do projeto se torna uma peça-chave para garantir os gastos dentro de uma margem positiva. Isso torna a administração de construtora uma ação prática e assertiva

Para manter a gestão financeira organizada a construtora precisa definir

  • Orçamentação Assertiva
  • Previsão de Fluxo de Caixa
  • Avaliação de Custos

Assim, a administração de construtora se torna uma garantia de efetividade do projeto, controlando o orçamento e mantendo o setor financeiro da empresa saudável e lucrativo

9. Aplicação de Marketing

Outra tarefa fundamental da administração de construtora é o desenvolvimento e a aplicação de um marketing estrategicamente elaborado para cada projeto.  A empresa deve avaliar as especificidades de cada construção e desenvolver as técnicas para a captação de leads e tornar as vendas do empreendimento muito mais assertivas

O marketing para construtoras consiste na produção de peças de divulgação que conquistem o interesse do público. Para isso é necessário elaborar materiais com base em: 

  • Estratégias de SEO
  • Perfil de Busca do Cliente
  • Público-alvo
  • Segmento do Mercado Imobiliário.

10. Implantação de Tecnologias

Após verificar como a administração de construtora é desenvolvida você deve estar se perguntando: existem formas de agilizar e potencializar cada etapa desse processo? Sim, e é exatamente aí que a tecnologia entra em cena. 

Para se manter por dentro das tendências do mercado e das mudanças do setor é preciso adotar a tecnologia nos processos de verificação. Além disso, um software de gerenciamento de projetos e um experiência do cliente ampliam a assertividade da construtora em relação aos empreendimentos desenvolvidos. 

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Fábio Garcez

Sou empresário há 20 anos e sou expert em vendas desafiadoras para incorporadoras, vendas digitais e jornada do cliente. Possuo anos de experiência em transformação digital e sou CEO do CV CRM, o maior CRM do mercado imobiliário. Hoje, atuo tanto em âmbito gerencial quanto comercial.

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